O Exército israelense indicou que os “disparos de alerta” foram utilizados para “evitar uma ameaça imediata” presente em meio a uma concentração de “mil…
Disparos israelenses em Gaza, no domingo (20), resultaram em morte de pelo menos 73 palestinos próximos a centros de distribuição de assistência humanitária no norte e sudoeste do território palestino devastado pelo conflito. O porta-voz da organização de primeiros socorros, Mahmoud Bassal, informou que 67 pessoas faleceram em decorrência de “disparos da ocupação [Israel] direcionados a indivíduos que aguardavam auxílio na área de Zikim, ao noroeste da Cidade de Gaza”. No sul, a organização registrou mais seis mortes no domingo, causadas por forças israelenses perto de um centro de distribuição de ajuda a noroeste de Rafah, onde dezenas de pessoas haviam perdido a vida no dia anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Organização Mundial de Alimentos (OMA) informou que uma de suas carrinadas de 25 veículos com assistência alimentar entrou, no domingo pela manhã, na Faixa de Gaza e observou “enormes multidões de civis famintos que recebiam disparos”. O Exército israelense justificou as ações como “disparos de alerta para evitar uma ameaça imediata que pairava sobre ele”, diante da concentração de “milhares” de pessoas. O Exército negou o balanço da Defesa Civil.
Cerca de dois milhões de palestinos sitados por Israel em Gaza estão à beira da fome após mais de 21 meses de conflito, iniciado por um ataque do movimento islamista palestino Hamas em território israelense em 7 de outubro de 2023.
A Defesa Civil de Gaza informou sobre um aumento no número de mortes de bebês decorrente de “fome e desnutrição severa”, e relatou pelo menos três mortes de crianças na semana passada.
O papa Leão XIV condenou neste domingo a “barbarie” da guerra em Gaza e solicitou o fim do “uso indiscriminado da força” durante a oração do Angelus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Informações da AFP Publicado por Sarah Paula
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.