A ordem judicial foi emitida pela Suprema Corte e está sendo executada na residência do ex-presidente e em locais associados ao Partido Liberal.
Bolsonaro está réu em ação penal no STF (Supremo Tribunal Federal) que investiga o núcleo central na tentativa de golpe de Estado em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A acusação solicitou a condenação do ex-presidente na segunda-feira (14.jul.2025). Alegou que Bolsonaro “alimentou diretamente a insatisfação e o caos social” após sua derrota eleitoral para o atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segue a íntegra (PDF – 5,4 MB).
Em caso de condenação pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado, a pena pode ultrapassar os 40 anos de reclusão.
Em 2023, o ex-presidente foi julgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por prática de abuso de poder político e utilização indevida dos meios de comunicação. Ele permanece inelegível até 2030. Na entrevista, declarou que os processos visam afastá-lo da política devido à sua vantagem em pesquisas de intenção de voto. Alegou que, em 2022, durante sua candidatura à reeleição, o TSE “pesou contra” ele.
Esta reportagem receberá mais informações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.