Bolsonaro se compara a Trump e agradece publicação: “Obrigado por existir”
Ex-presidente declarou ter recebido a divulgação “com grande satisfação” e alega ser alvo de perseguição política; anteriormente, o republicano criticou…

Jair Bolsonaro (PL) agradeceu a publicação de Donald Trump (Republicano) na rede Truth Social nesta segunda-feira (7.jul.2025) sobre o que descreveu como “tratamento terrível” e “caça às bruxas” contra o ex-presidente no Brasil. “Agradeço ao ilustre Presidente e amigo”, escreveu Bolsonaro em seu perfil no X. “Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resistência”, respondeu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsonaro se comparou a um republicano. Alegou que o processo em que é réu é uma “clara perseguição política”.
O político menciona a ação penal aberta pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que investiga uma tentativa de golpe em 2022. O ex-presidente foi ouvido em junho deste ano. O julgamento ocorrerá entre agosto e setembro, após a apresentação das conclusões finais do MP (Ministério Público Federal) e dos argumentos das defesas.
Leia também:

Israel reinicia operação contra os Houthis após os rebeldes lançarem ataque

Despesas da OTAN com defesa devem atingir US$ 3 trilhões por ano

Lexa comenta sobre dívida de valor elevado com MC Guimê: “Exaustivo”
Bolsonaro afirmou: “V. Exa. passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos”. Trump sofreu diversos ataques e tentativas de atentado durante sua campanha eleitoral.
O presidente dos EUA declarou estar acompanhando o caso envolvendo Bolsonaro de perto e concluiu a publicação com um pedido: “Deixem Bolsonaro em paz”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro”. Trump. “Eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”.
O presidente dos EUA mantém relação de aliança com Bolsonaro desde que ambos estiveram no poder. A informação se refere a que Bolsonaro é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado e está inelegível até 2030.
A declaração de Trump ocorre também em um momento delicado da relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos. O governo norte-americano avalia aplicar a chamada Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras, o que abriria um novo patamar de tensão bilateral. A norma permite a sanção de indivíduos acusados de violar direitos humanos, com punições severas como bloqueio de ativos e restrições a transações financeiras. Se adotada, a medida poderia atingir o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e o tornaria praticamente inabilitado para operar no sistema financeiro global, inclusive em bancos brasileiros com atuação nos EUA.
Leia a íntegra do que Trump disse:
O Brasil está realizando uma coisa terrível com seu ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho acompanhado, assim como o mundo, o que vem fazendo com ele dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo.
Conheci Jair Bolsonaro, que se mostrou um líder forte e que genuinamente amava seu país, além de ser um negociador bastante inflexível em questões comerciais. Sua eleição foi bastante restrita e, atualmente, ele ocupa a posição de destaque nas pesquisas. Isso representa um confronto direto com um adversário político, algo que vivenciei diversas vezes e que também se manifesta em relação ao nosso país. Esse é o processo judicial mais intenso do mundo.
O povo brasileiro não tolerará o que está sendo feito com o ex-presidente. Estarei acompanhando de perto as ações contra Jair Bolsonaro, sua família e seus apoiadores. A única instância decisiva é a eleição. POR FAVOR, deixem Bolsonaro em paz!
Lula critica Trump.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu ao presidente norte-americano, Donald Trump, afirmando que não aceitará “interferência ou tutela de qualquer pessoa”.
A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de qualquer pessoa. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Principalmente, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.