Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brazil
  3. Bolsonaro pode iniciar cumprimento de pena em novembro; Lênio Streck critica precedente de Collor

Bolsonaro pode iniciar cumprimento de pena em novembro; Lênio Streck critica precedente de Collor

Lênio Streck afirma que STF deve decidir rapidamente sobre recursos do núcleo golpista e critica precedente estabelecido com Collor.

Por: Marcos Oliveira

23/10/2025 18:24

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Professor Lênio Streck comenta sobre a situação de Jair Bolsonaro

O professor de direito constitucional e jurista Lênio Streck afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe, deve começar a cumprir sua pena em novembro, assim que os recursos atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF) forem concluídos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista à Rádio BdF, Streck explicou que o caso está em sua fase final, restando apenas a análise dos embargos de declaração, recursos que não têm o poder de alterar as condenações. “Agora estamos apenas com os embargos de declaração, que são a única coisa que resta para os réus condenados. O Supremo deve decidir rapidamente, pois não envolvem sustentações orais”, disse.

Expectativa de decisão rápida

De acordo com Streck, o tribunal deve emitir um parecer ágil, o que levará à execução das penas na segunda quinzena de novembro. “Não há chance de que esses recursos mudem algo, são basicamente táticas de atraso”, enfatizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jurista também criticou a possibilidade de o STF conceder prisão domiciliar a Bolsonaro, semelhante ao benefício dado ao ex-presidente Fernando Collor, que cumpre sua pena de 8 anos e 10 meses em casa com monitoramento eletrônico. Streck descreveu esse precedente como “ilegal” e afirmou que o tribunal criou “um grande problema” ao permitir tal leniência.

Desigualdade legal e precedentes problemáticos

“O Supremo tentou resolver o problema Collor e criou um muito maior. Agora, isso estabelece um tipo de precedente, e Bolsonaro exigirá tratamento igual”, disse Streck. Ele argumentou que o tribunal deveria reavaliar o caso de Collor e corrigir o erro. “A prisão domiciliar não é prevista por lei. Como o Supremo lidará com essa confusão, já que criou o problema ao conceder esse direito a Collor? O Brasil tem o hábito de varrer as coisas para debaixo do tapete”, criticou.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Operação Contenção no Rio de Janeiro: Críticas de Ignacio Cano e Consequências Alarmantes

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Análise: oposição no Congresso pode impulsionar reeleição de Lula, afirma Paulo Niccoli Ramirez

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Lula aprova projeto que reduz imposto de renda para 15 milhões brasileiros

Streck também destacou a desigualdade legal no Brasil, observando que réus pobres não recebem o mesmo tratamento. “Existem muitas pessoas nas mesmas condições [que Bolsonaro e Collor] que não conseguem prisão domiciliar. E pior, mesmo que conseguissem, muitos não teriam um lar para voltar. É assim que é dramático”, afirmou.

Desinformação e divisões no STF

Comentando a decisão contra o “Core 4” do golpe, cujos membros foram condenados esta semana, Streck apontou que o STF não criminalizou as fake news, mas sim o uso da desinformação como ferramenta na tentativa de golpe. “Não há punição pela desinformação em si, mas pela forma como foi utilizada”, esclareceu.

Streck também comentou sobre a recente transferência do ministro Luiz Fux do Primeiro para o Segundo Painel do STF, após ser o único voto divergente em casos relacionados ao golpe. “Ele ficou chateado porque ajudou a condenar mais de 600 pessoas envolvidas em 8 de janeiro. Todos foram condenados por unanimidade, inclusive por ele. Mas, quando se tratou dos líderes, Bolsonaro e outros, ele divergiu e apresentou um voto muito estranho”, analisou.

Extraditação de Carla Zambelli

No mesmo entrevista, Streck discutiu o caso da deputada Carla Zambelli, que foi presa na Itália. Segundo ele, a opinião favorável do Ministério Público italiano sobre sua extraditação ainda não é definitiva, mas a probabilidade é de que Zambelli seja enviada de volta ao Brasil.

“Há uma opinião do promotor que não é vinculativa, mas há uma grande chance de Zambelli ser extraditada para o Brasil para cumprir sua pena”, disse. O jurista observou que a gravidade das acusações, incluindo a invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a tentativa de emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, foi decisiva para as autoridades italianas.

“Esse tipo de coisa choca qualquer juiz na Itália. É uma maneira muito bolsonarista de agir. Não se pode imaginar alguém em Portugal invadindo um sistema assim, falsificando documentos e ainda permanecendo como legislador”, concluiu Streck.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BolsonaroLênio Streck
Foto do Marcos Oliveira

Autor(a):

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Imagem do post

PIS/PASEP

Codefat muda calendário PIS/PASEP: novo cronograma e requisitos para receber o abono em 2026!

17/12/2025 10:32 | 2 min de leitura

● Governo do Reino Unido dá ultimato a Roman Abramovich sobre 2,5 bilhões para a Ucrânia

17/12/2025 10:47 | 1 min de leitura

● Corinthians e Vasco se Preparam para a Grande Final da Copa do Brasil em 2025!

17/12/2025 10:31 | 1 min de leitura

● Ariadna Arantes realiza cirurgia de alteração da voz e compartilha detalhes nas redes sociais

17/12/2025 10:37 | 1 min de leitura

● Premiação da Copa do Mundo de 2026 cresce 50% e atinge US$ 727 milhões, diz Fifa

17/12/2025 11:11 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!