Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Política
  3. Bolsonaro afirma que permanecerá em silêncio e solicita esclarecimentos de Moraes sobre suas limitações

Bolsonaro afirma que permanecerá em silêncio e solicita esclarecimentos de Moraes sobre suas limitações

O ex-presidente afirma que “nunca considerou estar impedido de conceder entrevistas, que podem ser divulgadas em redes sociais”, e seus advogados declar…

Por: Lucas Almeida

22/07/2025 21:13

3 min de leitura

DF - BOSLONARO/PF/BUSCAS/MEDIDAS RESTRITIVAS - POLÍTICA - O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, deixa a sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, para ir para casa   devido às medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira 18 de julho de 2025.   Bolsonaro colocou tornozeleira eletrônica, além de precisar se submeter a recolhimento domiciliar das 19h às 7h, em   dias úteis, e durante todo o final de semana. O ex-presidente também foi proibido de acessar redes sociais e não   poderá se comunicar com diplomatas ou embaixadores estrangeiros.   18/07/2025 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
DF - BOSLONARO/PF/BUSCAS/MEDIDAS RESTRITIVAS - POLÍTICA - O ex-p...
▼

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) justificou suas ações após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mencionar risco de prisão por descumprimento de medidas cautelares e declarar não ter ciência de que ele estava proibido de realizar entrevistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os advogados do ex-presidente argumentam que ele não desobedeceu às determinações do ministro e asseguram que Bolsonaro permanecerá em silêncio, sem emitir qualquer declaração sobre o caso. “É preciso esclarecer que o Embargante (Jair Bolsonaro) não infringiu o que foi estabelecido e nunca teve a intenção de fazê-lo, sendo que ele tem observado rigorosamente as restrições de recolhimento impostas por esta Corte”, escreveu a defesa do ex-presidente.

Bolsonaro compareceu à Câmara na segunda-feira (21), e, na saída, apresentou aos jornalistas a tornozeleira eletrônica que usa desde a semana passada, em razão das medidas cautelares determinadas por Moraes. O ex-presidente afirmou que o aparelho representava o “máximo vexame”.

Leia também:

Fachada do edifício sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

O Superior Tribunal de Justiça declarou que “Executivo não controla Judiciário” e manifestou apoio ao STF

Blog post image

Deputados discutem medida que impede realização de reuniões em comissões da Câmara

Blog post image

Deputados da oposição ostentam bandeira de Trump em reunião na Câmara

O ministro Moraes aplicou as medidas emergenciais de Bolsonaro na última sexta-feira (18) e complementou a decisão com um despacho emitido ontem. O ministro declarou que a proibição de utilização das redes sociais abrangia, “claramente, as transmissões, retransmissões ou veiculações de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas das redes sociais de terceiros”.

Bolsonaro, por sua vez, alega que “jamais cogitou que estava proibido de conceder entrevistas, que podem ser replicadas em redes sociais”. Os advogados de Bolsonaro sustentam que ele não pode ser responsabilizado pela conduta de terceiros que postaram em redes sociais o que ele faz. “Tais atos não contam com a participação direta ou indireta do entrevistado, que não pode ser punido por atos de terceiros”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se a proibição compreende a transmissão ou transcrição de entrevistas, o réu está, na prática, impedido de realizá-las, uma vez que não há controle sobre a forma de sua divulgação, a não ser que, inicialmente, seja o próprio jornalista. A estratégia adotada pela defesa de Bolsonaro para responder a Moraes sobre o alegado descumprimento de medidas cautelares foi a apresentação de embargos de declaração, um instrumento jurídico no qual a parte solicita esclarecimentos ao juiz em relação a determinados aspectos de uma decisão.

Bolsonaro, assim, revogou a decisão de Moraes e solicitou que o ministro justificasse o alongamento da ordem. A defesa do ex-presidente assegurou que, “em total respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal”, ele “não fará qualquer declaração até que haja o esclarecimento apontado”.

A análise realizada pela equipe jurídica de Bolsonaro indica que “toda essa decisão, com todo o respeito, vai muito além da proibição de utilização de redes sociais”. “Sim, porque a primeira decisão jamais considerou a utilização de “transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas das redes sociais de terceiros”, afirmou a defesa.

A replicação de declarações por terceiros em redes sociais constitui desdobramento incontrolável das dinâmicas contemporâneas de comunicação digital e, por isso, alheio à vontade ou ingerência do embargante, prosseguiram os advogados. O ex-presidente despachou na sede do Partido Liberal (PL) nesta terça-feira. Ao deixar o prédio, no centro de Brasília, Bolsonaro se recusou a responder questionamentos de jornalistas que o aguardavam na garagem do prédio.

Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Carol Santos

Fonte por: Jovem Pan

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
entrevistasJair Bolsonaromedidas cautelaresredes sociaisSupremo Tribunal Federal
Foto do Lucas Almeida

Autor(a):

Lucas Almeida

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.

Imagem do post

Mais Notícias

Corpo de Preta Gil estará sendo homenageado em velório no Theatro Municipal do Rio

23/07/2025 3:25 | 2 min de leitura

● Stellantis chama para reparo modelos 208 e 2008 devido a risco de incêndio

23/07/2025 3:13 | 1 min de leitura

● Comitê Olímpico dos EUA segue orientação de Trump sobre atletas trans

23/07/2025 2:09 | 2 min de leitura

● O velório de Preta Gil acontecerá nesta sexta-feira no Theatro Municipal do Rio

23/07/2025 2:03 | 1 min de leitura

● Haddad busca relatório de consignações privadas para lidar com o limite de juros

23/07/2025 2:01 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!