Bolsas na Europa sobem com atenção à política francesa
O primeiro-ministro francês, François Bayrou, teve sua perda de confiança confirmada na segunda-feira (8), em um contexto em que a economia francesa enf…

Os mercados de ações europeus encerraram em alta nesta segunda-feira (8), e o índice de referência francês também subiu, à medida que investidores mantiveram a tranquilidade no período que antecedeu um voto de confiança realizado nesta segunda, que resultou na destituição do quinto primeiro-ministro do país em três anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro-ministro francês, François Bayroux, sofreu uma perda de voto de confiança nesta segunda-feira, em um contexto em que a economia francesa enfrenta dificuldades para controlar sua dívida. A França também realizará sua primeira de várias revisões de recomendações de crédito nesta semana.
O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou em alta de 0,52%, situando-se em 552,04 pontos.
Leia também:

Bolsas dos EUA encaram o fim da semana em alta, aguardando decisão do Fed sobre a taxa de juros

Mercados asiáticos encaram o fechamento em alta após a saída do primeiro-ministro do Japão

Bolsas de estudo na Europa aumentam com ênfase em áreas como petróleo e bancos
Apesar dos ganhos diários, as ações francesas apresentaram desempenho inferior ao do STOXX 600 até o momento deste ano, influenciadas pelo aumento das taxas de juros de títulos de longo prazo, que atingiram níveis máximos de vários anos devido às preocupações com os gastos fiscais impulsionados pela dívida.
A queda do governo minoritário de Bayroux agravaria os problemas da França, considerando a busca da Europa por unidade em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o aumento da influência da China e as tensões comerciais com os Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A persistente incerteza política na segunda maior economia da zona do euro pode ser problemática, mas ainda não chegamos lá, disse Fiona Cincotta, analista sênior de mercado do City Index.
Existem ainda algumas incertezas, e isso não está sendo totalmente refletido nos preços, mas ainda não acredito que o mercado esteja em crise.
A grande maioria dos índices do STOXX 600 fechou em alta, com o varejo na liderança, registrando um aumento de 1,8%. O setor de construção e materiais seguiu em alta, com um ganho de 1,7%.
O setor bancário avançou 1,5%, recuperando parte das perdas anteriores, e o setor de petróleo e gás subiu 0,6%, em linha com o aumento dos preços internacionais do petróleo bruto.
Outrossim, o setor de telecomunicações registrou uma queda de 1,5% e o de saúde apresentou uma retração de 0,6%.
Em LONDRES, o Índice Financial Times subiu 0,14%, atingindo 9.221,44 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX avançou 0,89%, atingindo os 23.807,13 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 subiu 0,78%, atingindo os 7.734,84 pontos.
Em Milão, o índice FTSE/MIB registrou valorização de 0,28%, atingindo os 41.723,69 pontos.
Em Madri, o Ibex-35 subiu 1,02%, atingindo os 15.002,20 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 subiu 0,65%, atingindo os 7.754,11 pontos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.