As bolsas europeias abriram sem direção definida nesta quinta-feira (21), com investidores analisando os Indicadores de Situação Econômica (PMIs) da região e aguardando informações sobre a política monetária dos Estados Unidos durante o Simpósio de Jackson Hole, que se inicia hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por volta das 6h25 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 descia 0,20%, situando-se em 557,99 pontos.
O Índice de Gerenciamento da Produção da zona do euro avançou para 51,1 em agosto, registrando o patamar mais alto em 15 meses, devido ao desempenho positivo do setor industrial, conforme dados preliminares da S&P Global.
LEIA TAMBÉM!
No Reino Unido, o PMI composto avançou para 53 neste mês, impulsionado principalmente pelo setor de serviços. Valores acima de 50 denotam expansão da atividade. O euro e a libra também se fortaleceram em paralelo com os PMIs.
O Federal Reserve, o banco central dos EUA, iniciará hoje o Simpósio de Jackson Hole, evento anual que reúne dirigentes de bancos centrais e economistas em Wyoming. Na próxima (22), o presidente do Fed, Jerome Powell, proferirá um discurso esperado, em um cenário de previsões de que o BC americano possa retomar o corte de juros em setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Federal Reserve tem mantido as taxas de juros básicas dos EUA sem alterações desde o final do ano passado, em função de preocupações com o potencial impacto da política comercial do governo Trump sobre a inflação.
A ata da última reunião do Fed, realizada no final de julho, revelou que seus líderes estavam mais preocupados com as pressões inflacionárias do que com o enfraquecimento do mercado de trabalho, fato evidenciado no relatório de emprego mais recente dos EUA.
As negociações sobre um acordo de paz na Ucrânia também permanecem em pauta. Na segunda-feira, a Rússia afirmou que esforços para tratar questões de segurança relativas à Ucrânia sem a participação de Moscou são “um caminho sem saída”.
Às 6h41 (de Brasília), a Bolsa de Londres descia 0,14%, a de Paris recuava 0,46% e a de Frankfurt cedia 0,12%. Já as de Milão e Lisboa subiam 0,17% e 0,07%, respectivamente, enquanto a de Madri registrava queda de 0,32%.
Analise a trajetória dos dólares coletados pelas taxas de Trump.
Fonte por: CNN Brasil