Bolsas europeias encerram próximas ao menor nível em um mês devido à pressão fiscal

A valorização dos ativos financeiros após uma venda massiva impulsionou as taxas de referência.

02/09/2025 15:19

1 min de leitura

Bolsas europeias encerram próximas ao menor nível em um mês devido à pressão fiscal
(Imagem de reprodução da internet).

As ações europeias atingiram seu nível mais alto em um mês na terça-feira (2), após uma liquidação generalizada, motivada pelo aumento das taxas de juros dos títulos, já que os investidores estão cada vez mais preocupados com as pressões fiscais nas economias globais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice STOXX 600 registrou queda de 1,47%, encerrando em 543,35 pontos, com o setor imobiliário apresentando perda de 3,5%, atingindo um mínimo de quase cinco meses.

O mercado financeiro demonstra preocupação com a viabilidade da dívida de diversos países da Europa e do mundo, o que leva à venda de títulos alemães e franceses com vencimentos mais longos.

Leia também:

As taxas de juros de títulos alemães de 30 anos alcançaram um pico desde 2011, e os títulos franceses atingiram o maior nível desde 2009. As taxas de juros se movem de forma oposta aos preços.

A Assembleia Nacional, de extrema-direita da França, se prepara para a possibilidade de eleições antecipadas, tendo declarado na segunda-feira que derrubará o governo minoritário por meio de um voto de confiança em 8 de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Uma parcela significativa da narrativa no primeiro período foi a expectativa de que os governos iniciariam seus gastos (…), o que impulsionaria a rentabilidade das empresas”, afirmou Marija Veitmane, diretora de pesquisa de ações da State Street Markets.

“Atualmente, os investidores estão acompanhando o mercado de ações com maior atenção e percebendo que a situação pode não ser tão positiva quanto inicialmente acreditavam”, afirmou Daniel Coatsworth, analista de investimentos da AJ Bell.

Em Londres, o Índice Financial Times caiu 0,87%, atingindo 9.116,69 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 2,29%, atingindo 23.487,33 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 caiu 0,70%, atingindo os 7.654,25 pontos.

Em Milão, o índice FTSE/MIB registrou desvalorização de 1,61%, atingindo 41.727,58 pontos.

Em Madri, o Ibex-35 apresentou queda de 1,57%, atingindo os 14.704,20 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,71%, atingindo 7.677,58 pontos.

O Brasil ocupa a segunda maior taxa de juros reais no mundo, após o aumento da taxa Selic.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)