As bolsas europeias registram queda nesta terça-feira (2), com os juros em títulos de longo prazo de governos da região em alta, devido a preocupações fiscais e à avaliação de dados de inflação da zona do euro, que apresentaram um leve aumento em relação às expectativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por volta das 6h50 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 descia 0,63%, situando-se em 547,96 pontos.
O retorno do título britânico de 30 anos alcançou hoje seu nível mais alto desde 1998, causando a desvalorização da libra esterlina e intensificando a pressão para que o governo do Reino Unido aumente os impostos no orçamento de outono.
LEIA TAMBÉM!
A taxa do título alemão correspondente, por sua vez, atingiu o nível mais elevado desde 2011 nesta terça-feira, ao mesmo tempo em que a do título francês OAT avançou ao patamar mais alto desde 2009, de acordo com a Reuters.
A taxa anual de CPI (inflação ao consumidor) da zona do euro subiu para 2,1% em agosto, em desacordo com a expectativa de que se manteria nos 2% de julho. A meta oficial de inflação do BCE (Banco Central Europeu) é de 2%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Às 7h05 (de Brasília), a Bolsa de Londres descia 0,34% e a de Frankfurt recuava 1,13%, enquanto a de Paris apresentava alta marginal de 0,05%. Já as de Milão, Madrid e Lisboa registraram perdas de 0,67%, 0,96% e 0,95%, respectivamente.
sergio.caldas@estadao.com
Com informações da Dow Jones Newswires
Fonte por: CNN Brasil