As bolsas asiáticas encerraram sem direção definida nesta terça-feira (22), com a de Tóquio pressionada na retomada de um feriado após a coalizão governista do Japão perder a maioria na câmara alta do Parlamento no pleito do fim de semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice Nikkei recuou 0,11% em Tóquio, atingindo os 39.774,92 pontos, após ter subido acima de 1% no início da sessão.
Especialistas apontam que a bolsa japonesa avançou no início, em razão do alívio dos investidores com a garantia do primeiro-ministro Shigeru Ishiba de permanecer na função, mesmo após a derrota eleitoral.
LEIA TAMBÉM!
Petróleo encerra a semana em queda pela terceira rodada consecutiva, impulsionado por dados de emprego fracos nos EUA
Bitcoin avança em ritmo inferior ao projetado, acompanhando dados de pagamento de folha mais modestos do que o previsto
Ouro atinge patamar recorde e registra avanço de 4% na semana
O resultado da votação, contudo, gerou um cenário político incerto e deixou seu governo sem a força necessária para aprovar projetos de lei. Na segunda-feira, a bolsa de Tóquio não operou devido ao feriado do Dia da Marinha no Japão.
Em outras regiões da Ásia, o Kospi sul-coreano caiu 1,27% em Seul, atingindo 3.169,94 pontos, ao mesmo tempo em que o Hang Seng avançou 0,54% em Hong Kong, com 25.130,03 pontos, e o Taiex registrou uma queda de 1,51% em Taiwan, com 22.987,92 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em território chinês, houve avanços, com o Xangai Composite subindo 0,62% e o Shenzhen Composite registrando alta de 0,58%, ambos com valores de 3.581,86 e 2.188,95, respectivamente.
Japão e Coreia do Sul permanecem sob risco de tarifas de 25% impostas pelos EUA caso não alcancem acordos comerciais com Washington até 1º de agosto.
Fora da região asiática, as medidas protecionistas do governo Trump são ainda mais intensas, com 30% para a UE (União Europeia) e México, 35% para o Canadá e 50% para o Brasil.
A bolsa australiana registrou alta nesta sessão, impulsionada pelo desempenho positivo de empresas do setor de mineração, incluindo Fortescue (+3,2%) e BHP (+2,6%). O S&P/ASX 200 subiu 0,10% em Sydney, atingindo os 8.677,20 pontos.
Como a economia brasileira será afetada com a política de tarifas de Trump?
Fonte por: CNN Brasil