Bolsas asiáticas encaram tendência de fechamento positivo após divulgação do Produto Interno Bruto chinês
O índice Hang Seng, em Hong Kong, registrou alta de 1,60%, impulsionando o Nikkei, que subiu 0,55% em Tóquio.

As ações da Ásia e do Pacífico encerraram em grande parte em alta nesta terça-feira (15), após o crescimento econômico chinês superar as expectativas no último trimestre e com investidores acompanhando o desenvolvimento das negociações tarifárias do governo Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice Hang Seng, liderando ganhos na Ásia, avançou 1,60% em Hong Kong, atingindo 24.590,12 pontos, enquanto o Nikkei subiu 0,55% em Tóquio, a 39.678,02 pontos, o Kospi registrou alta de 0,41% em Seul, a 3.215,28 pontos, e o Taiex garantiu alta de 0,98% em Taiwan, a 22.835,94 pontos.
Os mercados da China continental registraram quedas, com o Xangai Composto caindo 0,42%, situando-se em 3.505,00 pontos, e o Shenzhen Composto apresentando uma perda de 0,06%, a 2.118,67 pontos.
Leia também:

Pedra do meteorito de Marte leiloada por 5,3 milhões de dólares

Polícia apreende 28 mulheres envolvidas com o PCC no Piauí

Fotógrafo é vítima de ataques homofóbicos após saída de balada em Bauru (SP)
O Produto Interno Bruto da China apresentou crescimento anual de 5,2% no segundo trimestre, acima da estimativa de 5,1% dos analistas, em um período de estabilidade tarifária entre Pequim e Washington.
Em junho, a produção industrial chinesa subiu 6,8% em relação ao ano anterior, superior às expectativas, e o avanço nas vendas no varejo foi de 4,8%, um pouco abaixo do projetado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação ao comércio global, analistas estão otimistas de que o presidente dos EUA, Donald Trump, recue após ameaçar punir vários grandes parceiros comerciais, incluindo Japão, União Europeia e Canadá, com tarifas elevadas “recíprocas” a partir de 1º de agosto.
Acreditamos que (o governo Trump) esteja utilizando esta última rodada de tarifas para maximizar sua força de negociação e que, em última análise, irá recuar, especialmente se houver um novo surto de volatilidade acentuada nos mercados de ações e de títulos.
A Bolsa da Austrália encerrou a sessão em alta, após registrar desabastes nos dois períodos anteriores. O S&P/ASX 200 subiu 0,70% em Sydney, atingindo 8.630,30 pontos.
Compreenda a política tarifária de Trump em relação ao Brasil e seus efeitos na economia.
Com informações da Associated Press.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.