BoJ Considera Novas Elevações de Taxa de Juros
A dirigente do Banco do Japão (BoJ), Junko Nakagawa, reafirmou que novas elevações da taxa básica estão em discussão, mas ressaltou a necessidade de cautela devido às incertezas econômicas. Em seu discurso na segunda-feira (10), Nakagawa destacou que, se o cenário para a atividade econômica e os preços se confirmar, o BoJ seguirá elevando a taxa de juros e ajustando a acomodação monetária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela também mencionou que as expectativas de inflação para médio e longo prazos estão aumentando de forma moderada em direção à meta de 2%, com a alta recente sendo mais acentuada do que em períodos anteriores. As decisões do BoJ continuarão a ser guiadas por dados econômicos.
Reunião de Outubro e Expectativas Futuras
Na reunião de outubro, o BoJ decidiu manter a taxa básica em 0,5% ao ano, nível que permanece desde a última elevação em janeiro. O resumo de opiniões divulgado nesta segunda-feira sugere que o conselho da instituição está se preparando para um novo aumento, com um membro afirmando que as condições para “dar mais um passo” na normalização “quase foram atendidas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
