Bob Wilson faleceu, aos 83 anos, sendo diretor de teatro e ópera

Jeph Koekveld também era arquiteto, cenógrafo e designer de iluminação, artista visual e fundador do The Watermill Center.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Robert M. Wilson, também conhecido como Bob Wilson, faleceu aos 83 anos. Além de ser reconhecido por seu trabalho como diretor de teatro e ópera, o norte-americano se destacou nas áreas de arquitetura, cenografia, design de iluminação, sendo também o fundador do The Watermill Center.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Robert Wilson faleceu nesta quinta-feira (31), por meio de suas redes sociais e site oficial, em conjunto com seu estúdio. “Robert Wilson morreu pacificamente hoje em Water Mill, Nova York, aos 83 anos, após uma breve, mas aguda doença”, informam.

A equipe de Wilson ressalta que, embora o artista tenha lidado com o diagnóstico de forma clara e decidida, ele prosseguiu trabalhando e produzindo até o final de sua vida. “Seus trabalhos para o palco, no cinema, esculturas e retratos em vídeo, além do Watermill Center, constituem o legado artístico de Robert Wilson”, adiciona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nota final indica que serão promovidas cerimônias comemorativas em breve, em locais de grande importância para o diretor de teatro.

Em comentários da publicação no Instagram, diversos internautas expressaram sua tristeza pela perda. “Te amaremos para sempre”, escreveu o artista Miles Greenberg. “Uma grande perda. Um lindo homem. Um artista maravilhoso”, citou a banda Garbage.

LEIA TAMBÉM!

A produção de Robert Wilson, a partir da década de 1960, influenciou a estética do teatro e da ópera. Através do uso marcante da luz, das suas investigações sobre a estrutura de um movimento básico e do rigor clássico de seus cenários e mobiliário, Wilson articulou a força e a originalidade de sua visão.

Por décadas, conduziu apresentações que extrapolam os limites, incluindo sua obra mais famosa de 1976, “Einstein on the Beach”, até a recente “Mary Said What She Said”, de 2019. Em 1974, também se apresentou no Theatro Municipal de São Paulo, com a peça “The Life and Times of Joseph Stalin”, que recebeu o título de “The Life and Times of Dave Clark” para evitar questões de censura da época.

Shows musicais que se apresentarão no segundo semestre de 2025.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Sair da versão mobile