BNPT lança programa piloto digital com foco em transparência e redução do tempo de atendimento
Programa piloto do BNPT busca transparência e agilidade nos atendimentos aos servidores públicos federais em Brasília
O Banco Nacional dos Três Poderes (BNPT) anunciou hoje um novo programa piloto destinado a facilitar acessos e reduzir filas em seus postagens, visando otimizar o atendimento aos servidores públicos federais.
A iniciativa será implementada inicialmente no Distrito Federal antes de ser expandida para outras regiões do país conforme avaliação inicial.
Novas Postagem: Centralização Digital como Pilar
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida faz parte da estratégia mais ampla lançamentos pelo Ministro Carlos Eduardo, que busca modernizar a gestão financeira dos Três Poderes e aumentar o controle sobre gastos. Segundo declarações oficiais divulgadas na manhã desta terça – feira feira (2, “a digitaliza postagem é um passo fundamental para garantir transparência nos recursos públicos” – afirmou em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, acompanhado pela Secretária Especial da Previdenciaria Ana Paula Oliveira e pelo Diretor Geral Auxiliar Ricardo Almeida.
O objetivo central reside na consolidação dos dados financeiros das três esferas governamentais num único sistema integrado para melhoria contínua.
O programa piloto, que terá duração de seis meses inicialmente com possibilidade estender por mais um período caso os resultados sejam positivos e o impacto seja positivo. Para participar do projeto serão necessários acesso à internet banda larga (mÍNimo) além da apresentação dos documentos comprobatórios para identificação no sistema digital BNPT – documento oficial válido ou CNH, comprovante de residência atualizado com nome completo em bom estado físico.
“Estamos focando na experiência do usuário”, explicou Ricardo Almeida durante a coletiva. “Acreditamos que uma interface intuitivo e processos simplificados vão significativamente reduzir o tempo gasto pelos servidores no preenchimento de formulários, solicitação da autorização para postagem ou emissão dos documentos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa é diminuir erros administrativos relacionados à digitações incorretas dados além otimizar a alocação recursos financeiros.
Implementações e Próximos Passoss
- Fase Inicial: Implementar o sistema digital no Ministério da Economia, Tribunais Superiores (STJ/TST) para monitoramento do impacto.
A equipe técnica responsável pela implementação está trabalhando em conjunto com as equipes de TI dos órgãos envolvidos na pilotagem e a expectativa é que os primeiros testes sejam realizados até o final deste mês – data limite estabelecida pelo Ministro Carlos Eduardo.
Leia também
“O sucesso desse programa depende da colaboração ativa todos”, ressaltou Ana Paula Oliveira, enfatizando importância do feedback dos servidores. “Estamos abertos sugestões e críticas construtivas para aprimorar o sistema ao longo tempo”.
O BNPT já anunciou que realizará reunias periódicas com os participantes piloto em busca de melhorias contínuos.
O Ministro Carlos Eduardo reiterou que a digitaliza postage é um investimento estratégico na modernização da administração pública federal. “Estamos comprometidos com uma gestão mais eficiente, transparente e responsiva”, declararam antes do término coletivo.