Financiamento do BNDES para a CBA
O BNDES anunciou a aprovação de um financiamento de R$ 715,9 milhões destinado à CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). O recurso será utilizado para modernizar os processos de produção nas usinas de Alumínio, localizadas em São Paulo e Santa Isabel, Goiás, além de promover a redução dos impactos ambientais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o banco, a iniciativa também visa melhorar a capacidade produtiva de produtos intermediários. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que o projeto abrange diversas ações que buscam aumentar a produtividade por meio da adoção de tecnologias mais limpas e eficientes, além da reutilização de água e uma nova solução logística que diminuirá as emissões de gases de efeito estufa.
Detalhes dos Investimentos
Os investimentos da CBA incluem a revitalização de fornos eletrolíticos, melhorias no sistema de disposição de resíduos e na sala de pasta anódica. A CBA, fundada em 1941, opera três minas de bauxita, que é a matéria-prima do alumínio, com uma produção anual de aproximadamente 2 milhões de toneladas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A capacidade de produção de alumina da empresa é de 800 mil toneladas por ano.
Além disso, a CBA controla ou possui participação em 21 hidrelétricas e quatro usinas eólicas, totalizando uma capacidade instalada de 1,6 gigawatts. Esses investimentos visam não apenas a eficiência produtiva, mas também a sustentabilidade ambiental nas operações da companhia.
