BNDES destina R$ 10 bilhões para empresas tributadas com alíquota inferior a 50% nos EUA
O pacote de crédito bancário disponibiliza até 40 bilhões de reais para auxiliar as empresas do Brasil.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na sexta-feira, 22, uma linha de crédito de 10 bilhões de reais para auxiliar empresas que sofreram tributação inferior a 50% pelo governo dos Estados Unidos. Os recursos viabilizarão o financiamento de capital de giro e investimentos em adequação da atividade produtiva, aquisição de máquinas e equipamentos, e a busca por novos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa faz parte do plano Brasil Soberano, que contempla ações para auxiliar exportadores brasileiros. O crédito de 10 bilhões será distribuído em duas linhas, estas sendo:
Adicionalmente, o banco também disponibilizará 30 bilhões de reais do Fundo Garantidor de Exportações – esse montante será emprestado a taxas de juros inferiores e estará disponível para empresas que tiveram uma queda superior a 5% na receita e que foram submetidas a encargos de 50%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a prioridade é para as empresas que perderam mais de 5% do faturamento devido à ofensiva de Donald Trump. “A prioridade é crédito incentivado para todas as empresas que tiveram uma perda da capacidade de exportação, abrupta e sem possibilidade de negociação, que perderam acima de 5% de faturamento”, declarou.
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, detalhou que haverá uma cláusula de manutenção de empregos para as empresas que concederem os empréstimos. O cálculo será baseado na média de funcionários nos 12 meses anteriores a junho de 2025. Caso a empresa não cumpra a regra, o financiamento perderá as condições especiais e passará a ter juros corrigidos pela Selic.
Leia também:
BCE Mantém Taxa Básica de Juros em 2% – Decisão Impacta Mercado Europeu
Governo Central registra déficit primário de R$ 14,5 bi em setembro de 2025
Ibovespa quebra recorde, dólar recua e tarifaço sobre produtos brasileiros em pauta
O plano do banco possui ainda 22,5 bilhões de reais em garantias, condicionadas à aprovação do Congresso e à remoção da assistência financeira proveniente do resultado primário do Tesouro.
id=”Prazos e restrições”>Prazos e restrições.
Os prazos das operações com finalidade de linha emergencial ficam entre 5 e 10 anos (60 e 120 meses, com carência de 12 e 24 meses, respectivamente). O valor máximo de financiamento para finalidades relacionadas à aquisição de bens de capital e ao financiamento de investimentos será de 150 milhões de reais.
Para fins de capital de giro, as grandes empresas receberão financiamento com valor máximo de 200 milhões de reais, enquanto as médias, pequenas e microempresas terão valor máximo de financiamento de 35 milhões de reais.
Mercadante antecipou que, a partir de 4, os empresários podem contatar os bancos com os quais já trabalham. “Nossa avaliação é que o MDIC, junto com a Receita Federal e o Serpro, entregue ao BNDES a lista das empresas elegíveis pelo programa até o dia 8 de setembro”, declarou. “A partir de 15 de setembro, a expectativa é que iniciemos o processo de aprovação de crédito”, complementou.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












