BNDES autoriza R$ 1 bilhão para projeto de usina solar da Atlas Renewable Energy em Minas Gerais
O complexo solar Draco deve iniciar suas operações no início de 2026, com uma capacidade instalada total de 505 megawatts em corrente alternada.

O BNDES autorizou financiamento no valor de R$ 1 bilhão para a Atlas Renewable Energy desenvolver 11 usinas fotovoltaicas em Arinos, Minas Gerais, conforme comunicado pelo banco de fomento na segunda-feira (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O complexo solar Draco deverá iniciar suas operações no início de 2026, com uma capacidade instalada total de 505 megawatts em corrente alternada (MWac).
O projeto também contempla a instalação de um sistema de transmissão composto por uma subestação de 500 kV e uma linha de transmissão com cerca de 15 quilômetros de extensão.
Leia também:

H&M lança operações no Brasil com lojas físicas e marketplace

Renova Energia fecha negócio para aquisição de empreendimento solar no Pernoite

A decisão judicial diminui a projeção de resultados em razão das taxas praticadas nos EUA e dos gastos com a reorganização
O projeto incorpora um volume considerável de energia limpa e renovável à nossa matriz elétrica e cumpre as diretrizes de descarbonização da política industrial do governo do presidente Lula. A agenda verde está no centro da estratégia de atuação do banco, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em comunicado.
A estimativa indica que o complexo solar poderá criar aproximadamente 2.100 empregos durante a fase de implementação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2023, foi divulgado que o empreendimento de Minas Gerais da Atlas contaria com a V.tal, empresa de infraestrutura digital controlada pelo BTG e relevante investidora em data centers no Brasil, como principal consumidor de energia.
“O complexo solar Draco representa mais do que um investimento em energia solar, mas o compromisso da Atlas em apoiar o desenvolvimento da indústria brasileira com base em energia sustentável, e marca nossa presença no setor de data centers”, afirmou Fabio Bortoluzo, diretor-geral da Atlas Renewable Energy no Brasil.
O projeto, financiado por recursos do Finem e do Fundo Clima, está em consonância com o esforço do PNMC (Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas) para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)