BNDES Aprovado Financiamento Bilionário para Companhia Brasileira de Alumínio
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, a aprovação de um financiamento de R$ 715,9 milhões para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O investimento será direcionado para expandir a produção de alumínio em São Paulo e Goiás, impulsionando a empresa em suas operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor será utilizado principalmente na construção de um novo pátio de carregamento de bauxita em Santa Isabel, no estado de Goiás. A iniciativa estratégica da CBA visa otimizar o recebimento da matéria-prima essencial para o processo de produção de alumínio.
Investimentos Estratégicos na Produção
Segundo o BNDES, o financiamento também contemplará a revitalização de fornos eletrolíticos, equipamentos cruciais na transformação do óxido de alumínio em alumínio líquido. Essa medida visa reduzir os riscos operacionais decorrentes do desgaste das estruturas, garantindo a continuidade da produção de forma segura e eficiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Companhia Brasileira de Alumínio investirá no avanço de um sistema de disposição de resíduos a seco, promovendo a reutilização da água na recuperação de soda cáustica. Também será implementada uma sala de insumos, com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva e elevar a qualidade dos produtos.
Foco na Sustentabilidade e Eficiência
Através da linha Finem, a CBA poderá investir em reutilização de insumos e recursos naturais, assegurando a estabilidade da produção. O financiamento também permitirá a modernização de equipamentos, além de ampliar a capacidade produtiva de produtos intermediários.
LEIA TAMBÉM!
A empresa buscará, ainda, a modernização do circuito fechado de águas, incluindo a estação de tratamento de água industrial.
As melhorias logísticas incluem a infraestrutura necessária para o transporte de bauxita, com foco na redução das emissões de carbono associadas a esse trajeto. A maior parte das iniciativas está sendo realizada em uma fábrica localizada no município de Alumínio, em São Paulo.
Compromisso com a Descarbonização
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que o investimento está alinhado à política de descarbonização adotada pelo banco. “O projeto reúne uma série de iniciativas que buscam o aumento da produtividade com a introdução de tecnologia mais limpa e eficiente, além da reutilização de água e uma nova solução logística que reduzirá significativamente as emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Mercadante.
