A BMW nomeia Milan Nedeljkovic como novo CEO, sucedendo Oliver Zipse. Com 30 anos de experiência, ele liderará a montadora rumo à nova era elétrica.
A BMW anunciou nesta terça-feira (9) a nomeação de Milan Nedeljkovic como o novo CEO da montadora. Nedeljkovic, que possui 30 anos de experiência na empresa, substituirá Oliver Zipse. A montadora alemã está focada em uma nova geração de veículos elétricos para enfrentar as tarifas dos Estados Unidos, a concorrência da China e a Tesla.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança, embora esperada devido à idade de Zipse, que tem 61 anos, coloca um dos principais responsáveis pela nova linha de veículos elétricos “Neue Klasse” à frente da empresa. Nedeljkovic, de 56 anos, assumirá oficialmente o cargo em 14 de maio e é esperado para liderar a BMW em direção ao crescimento de vendas, especialmente na China, o maior mercado automotivo do mundo.
Moritz Kronenberger, gestor da Union Investment, acionista da BMW, destacou que “o sucesso da era Nedeljkovic será decidido na China”. As ações da BMW, que tiveram um aumento de quase 25% neste ano e quase 50% desde que Zipse assumiu em 2019, permaneceram estáveis após o anúncio, indicando que os investidores esperam continuidade na gestão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reestruturação da BMW faz dela a segunda montadora alemã a nomear um novo CEO recentemente, seguindo a Porsche, que escolheu Michael Leiters, ex-chefe da McLaren. Oliver Zipse deixará o cargo por mútuo acordo com o conselho de supervisão em 13 de maio de 2026, data da assembleia geral anual da BMW, após 35 anos na empresa.
Ele deve se juntar ao conselho de administração da Airbus, conforme anunciado anteriormente.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.