Bloco BRICS e dólar: aliado de Trump afirma que tarifa elevada é “combinação de tudo”
O advogado Brian Ballard sugeriu que o governo brasileiro estabeleça contato direto com o presidente norte-americano e afirmou que “Trump é um negociado…
Em entrevista à CNN Brasil, Brian Ballard, advogado próximo ao presidente dos EUA, Donald Trump, comentou a imposição de tarifas contra as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Questionado sobre os motivos da taxação, Ballard atribuiu a medida a uma série de fatores, incluindo o papel do Brasil no BRICS, a proximidade do presidente Lula com o líder chinês, Xi Jinping, e os discursos que propõem o fim do domínio do dólar.
O presidente [Trump] considera o governo brasileiro não tão pro-Estados Unidos como já foi no passado e como deveria ser. Então, ele tem várias ferramentas que pode usar para tentar alcançar o que ele considera serem resultados mais justos, afirmou Ballard.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 7 de julho, durante a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, Lula defendeu a adoção de medidas para reduzir o uso do dólar no comércio internacional, incluindo a utilização de moedas locais nas transações entre os países.
A proposta é amplamente defendida por alguns países do bloco, notadamente pela Rússia, que passou a ser alvo de sanções internacionais após a invasão na Ucrânia, e pela China.
Leia também:
Comando Sul dos EUA revela imagens de tropas no Caribe para combater tráfico de drogas
Irmão de Virginia Giuffre pede reunião com Rei Charles para discutir tráfico sexual de Epstein
Sagrada Família se torna a igreja mais alta do mundo com cruz de 7,25 metros instalada
Em 9 de julho, na carta dirigida ao presidente Lula e divulgada por Trump na Truth Social, o republicano atribuiu o questionamento da postura do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ademais, declarou que o comércio entre os países era “muito injusto” e caracterizado por desequilíbrios causados por “políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil”.
Ballard sugeriu que o governo brasileiro se aproximasse diretamente do líder americano, afirmando que “Trump é um negociador duro, porém justo”.
Eu faria tudo o que fosse possível dialogar diretamente com o presidente e sua equipe principal, o Secretário do Comércio Lutnick, o Secretário do Tesouro, o representante comercial, todos eles […], como vocês observaram em seu histórico, Trump aprecia muito conversar diretamente.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












