O Congresso dos Estados Unidos inicia a análise da regulamentação do setor; o mercado de cripto aguarda maior confiança dos bancos no uso de ativos digi…
As criptomoedas, como Bitcoin, XRP e Ethereum, apresentaram alta semanal com as discussões da “Crypto Week” (Semana do Cripto) no Congresso dos Estados Unidos. Às 13h08 desta 3ª feira (15.jul.2025), o bitcoin registrava alta semanal superior a 7%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A criptomoeda atingiu um novo patamar na segunda-feira (14.jul), ultrapassando os US$ 123 mil. O XRP registrou um aumento superior a 26% na última semana.
O aumento do valor dos ativos decorre da expectativa otimista do mercado de criptomoedas em relação às novas legislações que serão debatidas nesta semana. A primeira rodada de negociações ocorreu na segunda-feira. Três projetos de lei estão em discussão:
As criptomoedas são ativos que não possuem rastreamento. São instáveis devido à ausência de regulamentação e à volatilidade em seu valor, o que não oferece segurança financeira aos bancos. Novas leis podem beneficiar o mercado ao estabelecer normas claras para o setor.
Os bancos deveriam, no futuro, incorporar criptomoedas como alternativas para transações comerciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta dos congressistas americanos não estabeleceria normas mais severas sobre as moedas, como a cobrança de impostos, mas proporcionaria confiança e credibilidade para o mercado financeiro empregar o Bitcoin, o Ethereum e outras criptomoedas em seus sistemas.
A lei Genius, por exemplo, propõe a criação de um marco regulatório para as “stablecoins”, ativos mais estáveis que são atrelados à movimentação financeira de uma determinada moeda, podendo ser uma criptomoeda, metais preciosos ou commodities.
A proposta é associar as stablecoins a ativos líquidos, como o dólar ou títulos do Tesouro americano. Se o projeto for implementado, ativos digitais como a USDT e a USDC podem ser incentivados ao uso no mercado financeiro.
As stablecoins são utilizadas para transações entre criptomoedas, possibilitando a troca direta de um cripto por outro. Se os ativos forem regulamentados, bancos e outras instituições poderiam adotar esse meio de negociação, o que aumentaria a atividade e o número de interessados em investir no setor.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.