Bioceânica: Rodovia reforça tendência liberal no Paraguai

A via rodoviária possibilita a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, configurando o país como um importante polo estratégico para as operações …

18/09/2025 8:47

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(Imagem de reprodução da internet).

O Paraguai está investindo na construção da Rota Bioceânica como parte de uma estratégia para se tornar o principal centro logístico da América do Sul. O projeto, que busca conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, oferece uma oportunidade histórica para o país sem litoral ampliar suas capacidades de exportação.

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Atualmente, o acesso ao Paraguai ocorre por meio de balsa, no rio Paraguai, ligando Porto Murtinho, no Brasil, a Carmelo Peralta, a primeira cidade paraguaia na fronteira. A cidade pequena, com menos de 5 mil habitantes, oferece acesso à rodovia PY15, que percorre a região do Grande Chaco paraguaio.

Desenvolvimento econômico e social

A rota possui grande relevância para a comunidade menonita, grupo de origem europeia que se estabeleceu no Paraguai há um século. Em Loma Plata, na região do Chaco, a Cooperativa Chortitzer, composta por menonitas, alcança mais de 500 milhões de dólares em movimentação no setor agropecuário anualmente.

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Gustavo Sawatzky, presidente do Bancop, ressalta que a rota constitui uma chance para aumentar a competitividade nos negócios: “Esta rota torna o mundo menor para nós. Temos uma grande oportunidade de competir melhor, devido ao alto custo do frete. Será o verdadeiro Mercosul”.

Progresso das obras e visões futuras

A construção da rota no Paraguai avança em velocidade crescente. Em Mariscal Estigarríbia, a parte em desenvolvimento possui cerca de 200 quilômetros de pavimento de terra até a fronteira com a Argentina. A estimativa é que o trecho paraguaio da rota seja finalizado em 2026.

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O projeto tem fomentado o desenvolvimento econômico do país. De acordo com relatório do Banco Mundial, o Paraguai obteve um crescimento de 4,2% do PIB em 2024, o melhor desempenho entre os países da Rota Bioceânica. Arnold Wiens, ex-ministro de Obras Públicas do Paraguai, destaca que o projeto está estabelecendo um novo eixo de desenvolvimento: “O Paraguai está integrando território. 61% do território paraguaio não possuía conexões adequadas com os países vizinhos”.

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.