O Partido Republicano ridicularizou a relevância do bloco econômico e reiterou a intenção de impor uma taxação de 10% sobre os países membros.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), afirmou que a cúpula do Brics no Rio de Janeiro foi infrutífera e reiterou críticas à proposta do grupo de reduzir a dependência do dólar no comércio internacional. O líder da Casa Branca voltou a alertar para a possibilidade de aplicação de tarifas de 10% sobre os países do bloco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cúpula do BRICS, que ocorreu em 6 e 7 de julho, foi conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sem a participação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do líder chinês, Xi Jinping. Segundo Trump, o BRICS é um “grupo pequeno” que está “desaparecendo”.
Temos este pequeno grupo chamado Brics, que está desaparecendo rapidamente. Eu disse: qualquer um que esteja com o Brics, vamos tarifar em 10%. Eles tiveram uma reunião no dia seguinte, e quase ninguém apareceu. Eles não queriam ser tarifados, é incrível.
O republicano acrescentou que sentiu-se decepcionado ao saber do BRICS. Trump afirmou que o bloco é composto por apenas 6 países importantes e que, se ele o organizasse, logo o desmantelaria.
O Brics surgiu com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em 2023, houve uma expansão que incorporou Emirados Árabes, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã. A Arábia Saudita – possivelmente o sexto país mencionado por Trump – ainda não formalizou sua adesão ao grupo econômico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 6 de julho, no primeiro dia da reunião do Brics no Rio, Trump ameaçou taxar qualquer país que se alinhasse às políticas antiamericanas do bloco. No mesmo dia, o bloco havia emitido declaração conjunta afirmando que cada país tem o direito de estabelecer seus próprios marcos regulatórios sobre IA.
O BRICS também criticou a “imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional”, e apontou “implicações negativas”, sem mencionar explicitamente a tarifação do presidente norte-americano.
O presidente dos Estados Unidos afirmou em 8 de julho que incidirá 10% de tarifas sobre os países do bloco. Ele declarou que o grupo busca “destruir o dólar para que outro país assuma a posição e torne sua moeda o novo padrão”.
Em pelo menos dois outros períodos de 2025, em janeiro e em fevereiro, o norte-americano propôs taxar em 100% os países do Brics caso o grupo criasse uma moeda alternativa ao dólar.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.