Biden intensifica esforços para assegurar maior influência

O presidente dos Estados Unidos exonerou a diretora do Banco Central, Lisa Cook, e afirmou ter um nome em mente para sua substituição, embora a decisão …

26/08/2025 22:27

1 min de leitura

Biden intensifica esforços para assegurar maior influência
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter uma pessoa em mente para substituir a diretora do Fed (Federal Reserve), Lisa Cook, que foi desligada nesta segunda-feira (25). O Banco Central americano busca apoio jurídico para anular a demissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A economista afirmou que buscará revogar a decisão, na qual Trump não detém poder para sua exoneração e que pretende permanecer na função.

O republicano anunciou a demissão na noite da última segunda-feira por meio de uma carta enviada a Cook e publicada nas redes sociais. Trump acusa Cook de fraudes em declarações de empréstimos residenciais nos Estados Unidos.

Leia também:

O Departamento de Justiça comunicou que irá apurar as alegações. A demissão pode ser questionada junto à Justiça, com o caso podendo ser levado até o Supremo Tribunal Federal.

O problema relacionado ao cargo de Cook ocorre a menos de um mês da reunião que definirá o patamar da taxa de juros americana, prevista para os dias 16 e 17 de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump declarou estar pronto para uma disputa judicial no caso e assegurou que não busca utilizar o Federal Reserve para fins instrumentais — porém, já tem em mente um potencial sucessor. “Bem, temos algumas pessoas muito boas para essa posição. Acredito que, na minha cabeça, já tenho alguém que gosto”, afirmou Trump durante reunião de gabinete.

Este é o mais recente ataque de Trump, fora da instituição. Desde que retornou ao governo, o republicano ameaça demitir Jerome Powell da presidência do banco.

Trump acusou Powell de ser “muito lento” por não diminuir as taxas de juros, o que a Casa Branca considera um obstáculo ao crescimento da economia dos Estados Unidos. Como símbolo dessa pressão, Trump – em um movimento incomum – visitou a sede do Federal Reserve em julho e manifestou suas críticas ao nível da taxa de juros, ao lado de Powell.

A saída de Powell é considerada, inclusive na Casa Branca, como um possível desastre, com impactos diretos nos mercados financeiros em todo o mundo.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)