O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (29) que não pretende uma cúpula com o presidente da China, Xi Jinping, porém admitiu que pode visitar a China mediante convite de Xi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eu posso ir à China, mas seria apenas por convite do presidente Xi, convite que já foi feito. Caso contrário, não tenho interesse!, disse Trump no Truth Social.
Aconselheiros de Trump e Xi conversaram sobre a possibilidade de um encontro entre os dois líderes durante uma viagem do presidente dos EUA à Ásia no final do ano, segundo fontes da Reuters.
LEIA TAMBÉM!
A viagem marcaria o primeiro encontro pessoal entre os dois homens desde o início do segundo mandato de Trump, em um momento em que as tensões comerciais e de segurança entre as duas superpotências rivais permaneciam elevadas.
Apesar de os planos para uma reunião não terem sido formalizados, conversas entre os lados do Pacífico envolveram a possibilidade de uma escala de Trump durante a Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico na Coreia do Sul ou discussões em eventos paralelos de 30 de outubro a 1º de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As negociações comerciais de terceira rodada entre EUA e China, em Estocolmo nesta semana, podem definir as condições para uma cúpula entre os líderes no outono do Hemisfério Norte, apontam especialistas.
Um novo surto de tarifas e controles de exportação provavelmente impactaria os planos para uma reunião com Xi.
Como a economia brasileira será afetada com a política de tarifas de Trump?
Fonte por: CNN Brasil