O presidente dos EUA, Donald Trump, comentou sobre o acordo envolvendo a Nvidia e a AMD para venda de chips na China, ressaltando que o acordo envolve um chip antigo a que os chineses já têm acesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nunca faria um acordo para enviar novos e avançados chips da Nvidia para a China”, garantiu, durante coletiva de imprensa.
Trump afirmou que o chip Nvidia H20 “é obsoleto, mas ainda tem mercado” e confirmou que a Nvidia concordou em doar 15% da receita proveniente da venda desse chip para o governo americano.
LEIA TAMBÉM!
Declarou que o valor desejado era de 20% em caso de aprovação da exportação de chips. Alcançaram um acordo para 15% nesse contexto.
A mídia americana relata que a Nvidia e a AMD concordaram com essa concessão inédita para obter licenças de exportação para o mercado chinês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As empresas obtiveram autorização para exportar os processadores de inteligência artificial (IA) Nvidia H20 e AMD MI308 na semana passada.
Trump reiterou que a medida busca preservar o domínio sobre tecnologias sensíveis. “A China já possui o H20 de uma maneira distinta”, afirmou, enfatizando a necessidade de evitar a divulgação de semicondutores avançados que poderiam impulsionar a capacidade tecnológica chinesa.
O presidente também revelou que o diretor executivo da Nvidia, Jensen Huang, deve conversar novamente sobre um novo chip. “Acredito que haverá outra reunião sobre o chip Blackwell”, afirmou.
Trump anuncia alteração na fórmula da Coca-Cola nos EUA.
Fonte por: CNN Brasil