Banco Interamericano de Desenvolvimento Aprova Garantia para Restauração Florestal no Brasil
Nesta quarta-feira (12), o Conselho de Diretores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou a primeira garantia de um banco multilateral para uma concessão de restauração florestal no Brasil. O valor do instrumento é de US$ 15 milhões e irá apoiar a concessão da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu, localizada no Pará, com uma vigência de 20 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio foi feito pelo presidente do BID, Ilan Goldfajn, durante um painel no terceiro dia da COP30 em Belém (PA). A proposta é que esse modelo seja replicado em outros estados. Na prática, a garantia oferece suporte ao governo do Pará, que assumiu riscos na concessão ao setor privado, considerando que a área enfrenta problemas como desmatamento e possíveis incêndios.
Modelo Inovador para Restauração Ambiental
Goldfajn destacou a importância de “transformar a restauração ambiental em um investimento viável”, uma vez que o ente privado poderá obter lucros após a recuperação da área. O modelo de concessão prevê a restauração ecológica da região, que faz parte da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, por até 40 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A remuneração do concessionário será baseada na exploração de ativos ambientais, como os créditos de carbono gerados pela regeneração da vegetação nativa. O novo mecanismo visa aumentar a confiança dos investidores, expandindo o risco contingente do estado do Pará.
Expansão do Projeto e Parcerias
O parceiro privado será responsável pelo reflorestamento, gestão sustentável dos ativos de carbono e geração de empregos na região. O Capex do projeto no Xingu é estimado em R$ 90 milhões. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também mencionou que esse produto de garantia será ampliado, afirmando que a iniciativa é inovadora e será replicada em grande escala por todo o Brasil.
LEIA TAMBÉM!
Técnicos do BID presentes no evento indicaram que Mato Grosso do Sul pode ser o próximo estado a receber esse mecanismo garantidor.
