Uma reportagem publicada pelo Fantástico causou grande impacto na internet no último domingo, 16 de novembro. A matéria narra a história de Thaddeus, um bebê de quatro meses que possui um segredo surpreendente: ele nasceu a partir do embrião mais antigo do mundo, que estava congelado por impressionantes 31 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fertilização in vitro que deu origem a Thaddeus ocorreu em 1994, estabelecendo um novo marco na ciência.
Os Pais Adotivos e a Surpresa
Lindsey e Tim, os pais adotivos de Thaddeus, tinham apenas 5 e 3 anos de idade quando o bebê nasceu. “Tenho uma amiga que fez 31 anos e questionou: ‘Peraí, quem é mais velho? Eu ou o seu bebê?’”, brincou Lindsey. A mãe biológica de Thaddeus, Linda, uma moradora de Portland, Oregon, nos Estados Unidos, teve a história do bebê como consequência de um tratamento de fertilização in vitro realizado com seu ex-marido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Doação dos Embriões e o Contato com a Família
Apesar de ter desejado ter mais filhos, o casamento de Linda e Tim chegou ao fim. Com o divórcio, ela obteve a guarda dos embriões e decidiu doá-los, sob a condição de uma “adoção aberta”, que permitia que ela mantivesse contato com os pais adotivos. “Queria saber onde estariam, conhecer a família e vê-los crescer”, justificou Linda.
A Tecnologia e o Procedimento
Sarah Coe Atkinson, embriologista responsável pela preparação do embrião, explicou que o armazenamento do embrião por três décadas, em um tanque de nitrogênio líquido a uma temperatura próxima de -200 graus, permitiu que ele permanecesse “novo em folha”.
LEIA TAMBÉM!
Ela ressaltou que os embriões congelados não envelhecem e que o nitrogênio é tão gelado que se assemelha à ficção científica. Para reativar as células, Sarah utilizou uma técnica de banho de água a 35 graus Celsius, após uma semana de cultivo.
O Implante e a Gravidez
O implante em Lindsey levou apenas 10 minutos, e a confirmação da gravidez veio duas semanas depois. A história de Thaddeus demonstra a evolução da tecnologia de fertilização in vitro e os avanços na área da reprodução assistida.
