BCE anuncia projeto piloto para moeda digital com lançamento previsto para 2027

O Banco Central Europeu (BCE) planeja iniciar um projeto piloto de moeda digital em 2027, dependendo da aprovação dos parlamentares da União Europeia

30/10/2025 11:45

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

BCE Planeja Lançamento de Moeda Digital em 2027

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira (30) que poderá iniciar um projeto piloto de sua moeda digital em 2027, caso consiga a aprovação dos parlamentares em tempo hábil. Este projeto é considerado essencial para a autonomia financeira da zona do euro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A moeda digital é apresentada como uma alternativa estratégica aos meios de pagamento privados, que são dominados pelos Estados Unidos, como cartões de crédito e stablecoins. O BCE acredita que essa medida se torna cada vez mais relevante em um cenário de crescente atrito geopolítico, onde a autonomia financeira e a resiliência são cruciais para a soberania econômica da Europa.

Detalhes do Projeto Piloto

Após quatro anos de estudos e preparações, o BCE está agora considerando o lançamento de um projeto piloto. Isso significa que transações em euros digitais poderão ser realizadas a partir de meados de 2027, com um lançamento em grande escala previsto para dois anos depois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Um exercício piloto e as transações iniciais poderiam ocorrer a partir de meados de 2027”, afirmou o BCE em um comunicado. “Todo o Eurosistema deverá então estar pronto para uma possível primeira emissão do euro digital em 2029.”

Aprovação Necessária

Entretanto, essa iniciativa depende da aprovação dos parlamentares da União Europeia, que inclui o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão. A legislação necessária para fundamentar o euro digital deve ser aprovada no próximo ano.

Leia também:

A obtenção dessa aprovação tem se mostrado desafiadora, uma vez que os parlamentares receberam preocupações dos bancos sobre o impacto do euro digital em suas operações e os custos envolvidos em sua implementação. Os governos da UE também exigem ter a palavra final sobre o lançamento da moeda digital e sobre a quantidade de euros que os residentes poderão possuir.

O BCE estima que o custo para o setor pode variar entre 4 bilhões de euros (US$ 4,66 bilhões) e 5,77 bilhões de euros, considerando as economias e sinergias. A instituição afirmou que continuará a dialogar com os parlamentares sobre o assunto.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.