Barroso, Motta e Alcolumbre participam do Festival de Parintins

Deputados e senadores, além de ministros do Supremo Tribunal Federal, utilizam aeronaves para participação de evento no Amazonas.

05/07/2025 18:19

2 min de leitura

Barroso, Motta e Alcolumbre participam do Festival de Parintins
(Imagem de reprodução da internet).

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, além do ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), empregaram aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) para comparecer ao Festival de Parintins, ocorrido no Amazonas, no último fim de semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O emprego de aeronaves da FAB é regulamentado pelo decreto nº 10.267, que possibilita seu uso por presidentes do Senado, Câmara e STF, além de ministros de Estado e comandantes militares. O Ministério da Defesa também pode autorizar o uso das aeronaves por outras autoridades, contanto que a viagem se justifique por razões de segurança, emergência médica ou compromissos de serviço.

As normas, contudo, possibilitam que as forças armadas utilizem seus voos para fins particulares, que não estão sempre presentes nas pautas oficiais. Foi o caso da participação no evento.

Leia também:

Conforme dados da FAB, Sabino, Motta, Alcolumbre, o corregedor-geral do CNJ, Mauro Campbell, e outras 5 pessoas compartilharam um avião do deslocamento de Brasília (DF) a Parintins (AM), na sexta-feira (27.jun.2025). Na viagem de retorno, no domingo (29.jun), participaram 20 pessoas. A íntegra do registro do voo está disponível (PDF – 326 kB).

Em Parintins, os ministros e presidentes foram recebidos pelo senador Eduardo Braga e pelo prefeito Mateus Assayag.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Barroso partiu de Brasília na quinta-feira (26 de jun) e fez uma parada em Rio Branco, no Acre, antes de seguir para Parintins. Após o festival, o ministro seguiu para São Paulo.

Justificativas

A Secretaria de Turismo informou que os voos foram requisitados pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

As entidades destacaram que o evento gera um impacto econômico considerável na região, com uma estimativa de R$ 180 milhões e um estímulo ao turismo, além de valorizar a cultura amazônica.

A assessoria do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que o emprego de aeronaves da FAB cumpre as recomendações de segurança e satisfaz a previsão legal para deslocamentos de chefes de Poder, ainda que o Senado e a Câmara não tenham divulgado acordos oficiais em Parintins.

O ministro Barroso relatou ter utilizado a viagem para realizar uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Jomar Fernandes, e para participar de uma festa popular. O ministro também esteve em Parintins a convite do governador Wilson Lima (União Brasil).

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.