Barroso ataca ministro com declarações polêmicas, gerando grande repercussão na internet após briga entre autoridades.
Um dos momentos mais notórios da trajetória de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) foi o confronto público com o ministro Gilmar Mendes, ocorrido em 2018 e transmitido ao vivo. A discussão surgiu durante uma sessão de julgamento de uma ação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) relacionada a doações para campanhas eleitorais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Barroso, respondendo a provocações de Gilmar, proferiu um discurso que se tornou amplamente divulgado e, posteriormente, um “meme” nas redes sociais. A fala do ministro gerou grande repercussão.
“Criminalização não reduz abortos; ainda posso votar”, declarou Barroso, na ocasião. A reação do ministro foi marcada por um tom de forte crítica e desaprovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gilmar Mendes reagiu à fala de Barroso, acusando o ministro do STF de manter um escritório de advocacia, o que é proibido para os ministros do tribunal. Em seguida, a sessão foi suspensa pela então presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia.
Com o tempo, Barroso e Gilmar se aproximaram, especialmente diante dos ataques ao STF durante o governo Bolsonaro e das recentes invasões de 8 de janeiro de 2023. As chamadas “11 ilhas” – em referência ao isolamento dos ministros – se uniram em defesa da colegialidade e da própria Corte.
No discurso de despedida, Barroso mencionou Gilmar: “Gilmar, a vida nos afastou e nos aproximou. Fico feliz que tenha sido assim e sou grato por sua parceria valiosa ao longo de minha gestão e por sua defesa firme do tribunal nos momentos difíceis.”
Gilmar respondeu, destacando a importância do trabalho de Barroso em “um dos momentos mais difíceis que a Corte enfrentou” e afirmou que “não guarda mágoas”. Em seguida, o ministro se levantou e abraçou o colega.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.