Barroso critica frase de Trump em encontro global
O presidente do STF não mencionou o político republicano diretamente, mas afirmou, em inglês, que “devemos tornar a mentira errada novamente”.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luis Roberto Barroso, criticou ironicamente o slogan da gestão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Barroso afirmou, em inglês, durante um evento internacional de direito em Brasília, que “devemos tornar a mentira errada novamente”.
O ministro não mencionou diretamente o político republicano. Contudo, a declaração faz referência ao lema trumpista, a sigla MAGA, que significa “Make America Great Again”, ou “Faça a América Grande Novamente” em tradução livre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Barroso afirmou, durante o evento, que a mentira não pode ser empregada como “estratégia política” no Brasil, sob o risco de comprometer a democracia do país. Ele defendeu, nesse cenário, a regulamentação das redes sociais.
O Supremo Tribunal já se debruçou sobre a regulação e decidiu que as plataformas podem ser responsabilizadas por publicações criminosas de usuários. A decisão, segundo Barroso, é “muito moderada” na comparação com aquelas adotadas em outras partes do mundo, como a União Europeia.
Leia também:
Braga Netto Continua Preso em Caso de 8 de Janeiro: Decisão do STF
Mauro Cid: Defesa Busca Extinção da Pena com Base em Medidas Cautelares
STF Garante Direito ao Silêncio em Abordagens Policiais – Fachin Decide
id=”Processo judicial tiver visto suspenso”>Processo judicial tiver visto suspenso
As afirmações de Barroso surgiram poucos dias após a gestão Trump impor sanções a ministros do STF. Oito membros da Corte brasileira, incluindo Barroso, tiveram vistos para os EUA suspensos por ordem do político republicano.
A ação visa principalmente Alexandre de Moraes, relator dos processos envolvendo Jair Bolsonaro (PL). No Brasil, a punição é vista como uma articulação da direita radical contra a autonomia nacional e gerou uma investigação. Bolsonaro e seu filho Eduardo são os principais suspeitos.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












