O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, destacou o trabalho do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado. Segundo Barroso, a Corte apresentou um “exemplo para o mundo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração do ministro ocorreu na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (17). “Gostaria de apresentar a defesa do trabalho do Tribunal, antes de finalizarmos este assunto [julgamento de Bolsonaro], seguirmos adiante e retomarmos a vida do país com paz e tranquilidade”, iniciou Barroso.
O presidente do STF mencionou individualmente todos os membros da Primeira Turma e parabenizou o trabalho da Procuradoria-Geral da República.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O julgamento foi conduzido com serenidade, transparência e acredito que demos um bom exemplo para o mundo. Inclusive de pluralismo e diferentes visões de mundo”, declarou.
O ministro afirmou que foi impossível minimizar o impacto para a institucionalidade do Brasil.
LEIA TAMBÉM!
O julgamento considerou evidências concretas e depoimentos, incluindo a admissão de “pensamentos digitalizados”, em referência ao general Mario Fernandes, que confessou a autoria do “Plano Punhal Verde Amarelo”, que previa o assassinato de autoridades.
O julgamento da Primeira Turma foi concluído na quinta-feira passada (11) e resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de reclusão.
Os demais sete réus também receberam condenação. Apenas o denunciante, o tenente-coronel Mauro Cid, obteve a pena mais branda de dois anos de reclusão em regime aberto.
Na sessão final do julgamento de Bolsonaro, o presidente do STF proferiu um discurso de encerramento, afirmando que o Brasil finalizava “ciclos de atrasos”.
Fonte por: CNN Brasil