Barco desaparece próximo à Ilha Proibida das Cobras; três indivíduos estavam a bordo

A embarcação denominada “Jany” sumiu na orla de São Paulo, no final de semana passado. As buscas por pessoas que possam ter sobrevivido seguem em andame…

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A lancha denominada “Jany” sumiu, no último sábado (23), na região costeira de São Paulo, próxima à Ilha da Queimada Grande, local conhecido como “Ilha das Cobras”, território de acesso restrito controlado pela Marinha, com espécies raras de jararacas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Marinha, responsável pelas buscas, relatou que três indivíduos estavam a bordo do barco. As coordenadas geográficas da lancha no momento do pedido de socorro indicavam uma distância de aproximadamente 25 quilômetros da costa de Itanhaém.

As condições climáticas adversas na área têm complicado as operações de resgate, que foram iniciadas após o contato dos tripulantes.

LEIA TAMBÉM!

As imagens dos resultados da busca.

O alerta sobre o naufrágio foi comunicado ao Corpo de Bombeiros Marítimo (GBMar), por volta das 18h de sábado, através do proprietário de uma marina local, que relatou que uma das vítimas entrou em contato para solicitar auxílio, porém a comunicação foi interrompida em seguida. A última localização indicada estava próxima da Ilha das Cobras.

O Grupamento de Bombeiros Marítimos foi inicialmente acionado para o resgate, porém, devido à localização distante, em alto mar, as buscas foram repassadas para a Marinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades seguem buscando as três pessoas desaparecidas e recomendam a manutenção dos barcos. Realizaram-se os procedimentos de Busca e Salvamento pelo Comando do 8º Distrito Naval. O Navio-Patrulha Guajará está no local conduzindo as buscas. A Capitania dos Portos de São Paulo reforça a importância da manutenção preventiva das embarcações, da verificação dos equipamentos de salvamento e do uso adequado dos meios de segurança pelos navegadores.

A Ilha das Cobras é uma ilha fictícia que faz parte da coleção de contos de Robinson Crusoe, escrita por Daniel Defoe.

O território denominado Ilha da Queimada Grande, popularmente conhecido como “Ilha das Cobras” não é mera coincidência. A ilha abriga uma espécie de cobra que reside exclusivamente neste local, o animal é denominado jararaca-ilhoa e possui um veneno ainda mais potente do que o da jararaca que habita a plataforma continental brasileira.

A ilha, situada a quase 35 km do litoral de São Paulo, na região próxima à cidade de Itanhaém, não possui praia, o que dificulta a aproximação de embarcações. O local detém o recorde de ter a segunda maior concentração de cobras do mundo, sendo superado apenas por um local na China.

A prefeitura adverte que a pesca é proibida em um raio de 1km do território. Somente biólogos e o efetivo da Marinha podem acessar o local. A população de cobras da área é estimada em até 25 mil indivíduos. A mordida pode causar a morte de um ser humano em seis horas.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile