Barcelona reverte decisão de retornar ao Camp Nou

O clube havia programado a partida de reinauguração do estádio para o dia 10 de agosto.

18/07/2025 17:39

3 min de leitura

Barcelona reverte decisão de retornar ao Camp Nou
(Imagem de reprodução da internet).

O Barcelona voltou atrás e cancelou o jogo que marcaria a reabertura do Camp Nou. Em comunicado oficial nesta sexta-feira (18), o clube catalão anunciou a suspensão da partida, que seria no dia 10 de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O FC Barcelona comunicou a suspensão do primeiro jogo de volta no Spotify Camp Nou, que ocorreria no dia 10 de agosto, em conjunto com a celebração do Troféu Joan Gamper. A decisão se deve ao fato de que a execução dos trabalhos necessários para cumprir com os requisitos da Ordenança Reguladora dos Procedimentos de Intervenção Municipal em Obras tornou-se inviável, impedindo a conclusão dos trâmites necessários para a obtenção da licença de primeira ocupação.

A partida amistoso Troféu Joan Gamper marcaria o início da temporada para o Barcelona, conforme anunciado pelo presidente do clube, Joan Laporta. A partida será realizada no Estádio Johan Cruyff, igualmente em Barcelona. O clube informou que novas informações serão divulgadas em breve.

Leia também:

Indisponível desde 2023.

O Camp Nou encontra-se fechado para obras de reforma desde 2023, o último jogo da equipe no estádio ocorreu em maio daquele ano, na vitória por 3 a 0 contra o Mallorca pela penúltima rodada da LaLiga 2022/23.

Desde o início da reforma, o time catalão tem atuado no Estádio Olímpico de Montjuïc, igualmente em Barcelona. Nessa arena provisória, o elenco comandado pelo técnico Hansi Flick conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei, além de chegar à semifinal da Liga dos Campeões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previsão de retorno e nova capacidade

A previsão é que as obras estejam 100% concluídas no meio de 2026, com o Camp Nou pronto para uso total a partir da temporada 2026/27. Contudo, o clube catalão planejava retornar ao estádio em 2024, com capacidade reduzida para 60%, o que não ocorreu devido a atrasos na obra.

O novo Spotify Camp Nou acomodará 105 mil torcedores, com todos os assentos cobertos, e o investimento total no projeto foi de 1,5 bilhão de euros (aproximadamente R$ 8 bilhões).

Confira o comunicado do Barcelona na íntegra.

O FC Barcelona comunicou a suspensão do primeiro jogo de volta no Spotify Camp Nou, que ocorreria no dia 10 de agosto, em conjunto com a celebração do Troféu Joan Gamper. A decisão se deve à inviabilidade de executar os trabalhos exigidos para cumprir com os requisitos da Ordenança Reguladora dos Procedimentos de Intervenção Municipal em Obras, o que impede a conclusão dos trâmites necessários para a obtenção da licença de primeira ocupação.

Devido à complexidade do projeto desenvolvido, foi inviável atender a todos os requisitos estabelecidos pelas normas para a obtenção dessa licença, mesmo com a intenção do clube de operar o Spotify Camp Nou em áreas delimitadas.

O clube colabora com a Prefeitura de Barcelona e os órgãos envolvidos para cumprir os diversos requisitos e informará aos sócios e sócias do FC Barcelona qualquer nova informação relacionada à data de retorno. Esse atraso não influencia o calendário de pagamentos previsto para a quitação da dívida do Espai Barça.

Em breve serão divulgadas mais informações sobre a edição de 2025 do Troféu Joan Gamper, que acontecerá no estádio Johan Cruyff.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.