Bancos britânicos anunciam empréstimos para impulsionar exportações
Os cinco maiores bancos do Reino Unido — NatWest, HSBC, Barclays, Lloyds e Santander — anunciaram nesta segunda-feira (26) um compromisso de emprestar cerca de US$ 15 bilhões. O objetivo é apoiar empresas na busca por investimentos e na expansão para novos mercados internacionais, conforme informações do governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse anúncio ocorre em um momento desafiador para o Partido do primeiro-ministro Keir Starmer, que enfrenta dificuldades nas pesquisas de opinião. O governo busca maneiras de estimular o crescimento da economia britânica, que apresenta um desempenho relativamente lento.
Recentemente, o Banco da Inglaterra também solicitou que os bancos comerciais aumentassem seus empréstimos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes do compromisso
O ministro dos Negócios e Comércio, Peter Kyle, ressaltou a importância de fortalecer o potencial de exportação do Reino Unido. Ele afirmou que isso depende da capacidade das empresas britânicas de terem os recursos, a motivação e as oportunidades necessárias para prosperar em mercados estrangeiros.
O governo informou que a capacidade de empréstimo estará disponível de imediato e será totalmente financiada pelos próprios bancos. A UK Export Finance, agência governamental responsável pelo crédito à exportação, garantirá até 80% dos empréstimos elegíveis concedidos por cada instituição financeira.
LEIA TAMBÉM!
Entretanto, não há garantia de que os bancos emprestarão o montante total. É provável que as empresas busquem assegurar que qualquer empréstimo concedido ocorra em bases comerciais e que seja reembolsado adequadamente.
