Banco Inter ocupa a primeira posição no ranking de reclamações referente ao segundo trimestre de 2025
O Banco Central informou que a instituição apresentou o maior índice proporcional de reclamações entre as 15 com maior número de clientes.

O Banco Inter apresentou o maior número de reclamações resolvidas no segundo trimestre de 2025, conforme dados divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (24.jul.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco apresentou um índice de 84,87, que representa o número de reclamações procedente a cada milhão de clientes. São 3.239 reclamações em relação a 38,1 milhões de clientes.
Apesar de ter recebido menos reclamações que o Bradesco (3.239 contra 6.672), o Inter apresenta um índice superior, refletindo um volume de denúncias maior em relação ao tamanho de sua carteira de clientes.
Leia também:

Trump considera que existe uma probabilidade de 50% de um acordo com a UE antes da imposição de tarifas

Amazon reforça sua colaboração com o futebol feminino da Uefa até 2030

Milhares de torcedores do Corinthians deverão pagar R$ 501 mil em anuidades ao clube
O Bradesco ocupa a segunda posição no ranking, com um índice de 60,58 e aproximadamente 110,1 milhões de clientes. Registrou uma queda em relação ao levantamento anterior.
O Mercado Pago ocupa a terceira posição, com 3.396 reclamações e 62,8 milhões de clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja abaixo o ranking das 15 principais instituições financeiras no Brasil:
Entre as 15 primeiras instituições financeiras do ranking, aquelas que são 100% digitais concentram as maiores taxas proporcionais de reclamações no segundo trimestre de 2025.
O Banco Inter, principal do índice, é uma instituição financeira digital sem filiais, similar a outras empresas de destaque, como Mercado Pago, C6, PagSeguro, PicPay, Neon, 99Pay e Nubank (Nu Pagamentos).
Já os chamados “bancos” tradicionais – Caixa e Banco do Brasil – aparecem em posições mais baixas no ranking proporcional, embora atuem com bases de clientes muito maiores.
Em 2023, os grandes bancos foram responsáveis por 57,8% das operações de crédito no país, concentraram 56,0% dos ativos financeiros e detinham 57,9% dos depósitos totais do sistema financeiro.
As principais reclamações dos clientes no período são:
O LADO OPOSITO
Bradesco e Banco Inter emitiram declarações referentes ao ranking de reclamações do Banco Central.
O Bradesco informou ao Poder360 que está acompanhando as manifestações recebidas e buscando soluções eficazes. A instituição acrescentou que a redução dos índices é uma prioridade contínua. “Nosso compromisso é oferecer uma experiência cada vez melhor, com qualidade, agilidade e respeito em cada interação com nossos clientes”, declarou.
O Internacional declarou que o índice do Banco Central é uma ferramenta relevante para o desenvolvimento do setor e possui um plano em curso para otimizar sua colocação no ranking.
Reafirmamos nosso compromisso com a excelência no relacionamento e com a busca contínua por avanços que atendam nossos usuários.
A Power360 contatou o Mercado Pago para obter esclarecimentos. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.
Qual é o cálculo do índice?
O Banco Central estima o volume de reclamações efetivadas, divide essa quantidade pelo número total de clientes da instituição e multiplica o resultado por 1 milhão, a fim de possibilitar a comparação proporcional entre os bancos.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.