Banco do Canadá mantém taxa de juros em 2,25% e alerta sobre incertezas econômicas. O que isso significa para o crescimento e a inflação no país? Descubra!
O Banco do Canadá (BoC) decidiu manter a taxa básica de juros em 2,25% ao ano, repetindo a decisão da reunião anterior em dezembro. A instituição alertou que a perspectiva econômica é vulnerável a diversos fatores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BoC destacou que as restrições comerciais impostas pelos EUA e a incerteza econômica continuam a impactar negativamente o crescimento no Canadá. A projeção é de estagnação do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre. “As exportações ainda são afetadas pelas tarifas dos EUA, enquanto a demanda interna parece estar se recuperando.
O emprego aumentou nos últimos meses, mas a taxa de desemprego permanece alta em 6,8% e poucas empresas planejam contratar mais”, informou o banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o comunicado, o crescimento econômico no Canadá deve ser modesto no curto prazo, devido à desaceleração do crescimento populacional e ao ajuste ao protecionismo dos EUA. “Uma fonte importante de incerteza é a próxima revisão do acordo entre Canadá, EUA e México”, ressaltou o BoC.
Nesse contexto, o banco projeta um crescimento de 1,1% para 2026 e 1,5% para 2027, alinhando-se às previsões de outubro. A inflação, que foi de 2,1% em 2025, deve permanecer próxima à meta de 2% durante o período de projeção, com pressões de custo relacionadas ao comércio sendo compensadas por um excesso de oferta, conforme prevê a instituição.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.