O aumento da área do euro tem apresentado um ritmo lento nos últimos anos, contudo, as empresas mantêm altos níveis de emprego, devido à confiança em um…
As empresas da zona do euro mantêm otimismo em relação às suas perspectivas de crescimento, mas também estão enfrentando pressão sobre seus lucros, em parte devido às tensões comerciais, de acordo com uma pesquisa do BCE (Banco Central Europeu) divulgada nesta segunda-feira (21).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aumento da área do euro tem sido lento nos últimos anos, porém as empresas mantêm altos níveis de emprego, devido à confiança em uma recuperação futura.
O Banco Central Europeu constatou que 8% das empresas indicaram crescimento no volume de negócios nos últimos três meses e 23% expressam otimismo em relação à evolução no próximo trimestre, conforme divulgado em sua Pesquisa sobre o Acesso das Empresas ao Financiamento.
No entanto, as empresas registraram uma deterioração em seus resultados, com o declínio sendo mais amplo entre as empresas de pequeno e médio porte.
A maioria reportou ter sido afetada, em certa medida, pelas tensões comerciais, sendo que as empresas que exportam para os Estados Unidos e as empresas do setor industrial são as mais vulneráveis, segundo o BCE.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aproximadamente 30% das empresas manifestaram preocupações em relação a atrasos ou falta de produtos nas cadeias de suprimentos, e as empresas apontaram a necessidade de encontrar novos fornecedores.
A Autoridade Europeia de Sistemas Bancários (BCE) salientou que as estratégias primordiais para se ajustar às transformações no cenário empresarial abrangem a redireção das vendas nos mercados internos e da União Europeia, bem como a reorganização das redes de fornecimento.
Apesar das expectativas de inflação de longo prazo terem permanecido inalteradas, as empresas revisaram sua projeção de aumento de preços para um ano à frente, reduzindo-a de 2,9% para 2,5%, conforme adicionado pelo BCE.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.