Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Master após interesse do Grupo Fictor
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Master, encerrando suas operações e excluindo-o do Sistema Financeiro Nacional após graves infrações.
Liquidação Extrajudicial do Banco Master pelo BC
O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (18) a liquidação extrajudicial do Banco Master, menos de 24 horas após o Grupo Fictor manifestar interesse em adquirir a instituição. Essa decisão encerra as operações do banco e resulta em sua exclusão do Sistema Financeiro Nacional (SFN) devido a graves infrações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na mesma data, foi iniciada a Operação Compliance Zero, que visa combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições que fazem parte do SFN. As investigações estão focadas em crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.
Contexto da Liquidação
O Banco Master voltou a ser alvo de atenção do mercado em setembro, quando o BC negou a autorização para que o BRB (Banco de Brasília) adquirisse a instituição. A liquidação extrajudicial decretada pelo BC implica a interrupção das atividades do banco e sua retirada organizada do SFN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida é aplicada em casos de insolvência irrecuperável, ou seja, quando a instituição não consegue cumprir suas obrigações financeiras, ou em situações de graves infrações às normas que regem o setor. O BC pode intervir quando há comprometimento significativo do patrimônio da instituição ou dificuldades em honrar compromissos financeiros.
Consequências da Liquidação
Após a liquidação, as operações do banco são suspensas e todas as obrigações financeiras são consideradas vencidas. Os credores devem seguir o processo de habilitação e classificação conforme a Lei 11.101, de 2005, que regula a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência de empresas.
Leia também:
Fictor Holding Financeira anuncia aquisição do Banco Master, aguardando aprovação do Banco Central
CICV anuncia redução de 17% no orçamento para 2026 e cortes de 2.900 postos de trabalho
Stellantis registra crescimento de 51% nas exportações de veículos brasileiros em 2025
Com a liquidação, o BC busca garantir a estabilidade do sistema financeiro e proteger os interesses dos credores e depositantes da instituição.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












