Banco Central Alerta Clientes sobre o Pix Automático e o MED
O Pix se consolidou como a forma de pagamento preferida da população brasileira nos últimos anos, impulsionado pela sua rapidez, facilidade e pela ausência de taxas para pessoas físicas. A instantaneidade das transações, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, aliada à segurança digital proporcionada por chaves criptografadas e rastreabilidade, contribuíram para essa preferência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criado pelo Banco Central, o Pix democratizou o acesso a transações digitais imediatas, sendo gratuito para usuários individuais. Diante desse cenário, a preferência se manteve forte, com 76% dos consumidores indicando o Pix como sua forma de pagamento preferida, segundo pesquisas da CDL Natal e CNDL.
Recentemente, o Banco Central divulgou um comunicado importante para os clientes de bancos que utilizam o Pix. O foco principal é a funcionalidade “Pix Automático“, que permite autorizar pagamentos recorrentes de forma única, eliminando a necessidade de autenticação em cada cobrança mensal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco Central esclarece que o cancelamento do Pix Automático é possível até as 23h59 do dia anterior ao pagamento, e que a revogação da autorização da recorrência pode ser feita a qualquer momento. Além disso, o BC detalha como o cliente pode solicitar o reembolso em casos específicos de fraude ou erro por parte da instituição financeira.
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix surge como uma ferramenta de segurança, permitindo a recuperação de valores em casos de golpes. Ao reportar a fraude no aplicativo do banco, o saldo do recebedor é bloqueado para análise. Se comprovada a fraude, o valor é devolvido em até 96 horas, caso haja saldo disponível.
LEIA TAMBÉM!
Alguns pontos importantes sobre o MED:
- O MED pode ser acionado até 80 dias após a ocorrência da fraude.
- O saldo do recebedor é bloqueado para análise.
- Se comprovada a fraude, o valor é devolvido em até 96 horas, se houver saldo.
