Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Comunicado do Banco Central Sobre o Encerramento de Contas em Bancos em 2026
Já passou por aquela situação frustrante de ter sua conta bancária simplesmente encerrada? Existem diversas razões que podem levar a essa situação. Nesta quinta-feira, 8, trazemos todas as informações sobre um comunicado importante do Banco Central, que esclarece como grandes bancos, como o Nubank, lidam com essa questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a principal autarquia monetária do Brasil, irregularidades nas informações prestadas, consideradas de natureza grave, podem levar o banco a encerrar sua conta, mesmo que você tenha solicitado. O Banco Central detalha: “O banco deve encerrar a conta quando verificar irregularidades nas informações prestadas, julgadas de natureza grave.
Nas situações de CPF suspenso, cancelado ou nulo, a instituição financeira deve comunicar ao depositante a intenção de rescindir o contrato, estipulando prazo para eventual regularização da pendência, o qual não poderá ser superior a noventa dias”, explica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o Banco Central informa que o banco pode encerrar a conta por falta de interesse, uma vez que a abertura e a manutenção de contas bancárias são acordos livremente pactuados entre as partes. Nesse caso, o cliente deve ser previamente informado.
Essa regra se aplica a bancos como o Nubank, Itaú ou qualquer outra instituição financeira.
LEIA TAMBÉM!
É importante ressaltar que o encerramento da conta não inclui a possibilidade de encerramento automático por desuso por parte do cliente nem por inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF). A Caixa Econômica Federal lidera o ranking de bancos com mais contas abertas no Brasil, com mais de 154 milhões de clientes, seguida de perto pelo Bradesco e pelo banco digital Nubank.
