Vendas de Veículos Financiados Alcançam Recorde em 2025
No Brasil, até o final de setembro de 2025, foram negociadas 5.321.080 unidades de veículos, abrangendo automóveis leves, motocicletas e veículos pesados. Este volume representa o maior registrado desde 2011, com um aumento de 0,6% em relação ao ano anterior – um acréscimo de 31 mil unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados, fornecidos pela B3, indicam um desempenho robusto do mercado de veículos. As vendas financiadas superaram as de veículos novos, que totalizaram 1,93 milhão de operações.
“O resultado histórico demonstra um crescimento consistente no setor. Este é o terceiro aumento consecutivo no acumulado de janeiro a setembro, o que reforça que a demanda por financiamento de veículos permanece forte neste ano, mesmo diante das condições econômicas desafiadoras,” afirmou Daniel Takatohi, Superintendente de Produtos de Financiamentos na B3.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os juros para a aquisição de veículos em agosto atingiram 2,03% ao mês para pessoas físicas, elevando-se a 27,34% ao ano. Este índice representa o segundo maior desde o mesmo mês de 2022.
O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) foi a modalidade de financiamento mais utilizada em setembro, representando 85,2% das operações. Consórcios seguiram em segundo lugar, com 14%, seguidos por outras opções (0,5%) e leasing (0,3%).
LEIA TAMBÉM!
A região Sudeste liderou as vendas financiadas, concentrando 42,1% dos negócios no país. A região Sul representou 20% das operações, seguida de perto pelo Nordeste (19,5%). Centro-Oeste (10,5%) e Norte (7,9%) completaram o ranking.
