Azul e Gol sobem após fim de negociações por fusão
Latam e Azul suspenderam acordos de fusão após negociações infrutíferas.
Reação do Mercado à Interrupção da Fusão Azul-Gol
As ações da Azul (AZUL4) apresentaram um salto de 14,29% na manhã de sexta-feira, 26, impulsionadas pela notícia da interrupção das negociações de fusão com a Gol (GOLL54), que também subiu 8,50%.
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A Azul comunicou que o Memorando de Entendimentos, assinado em janeiro de 2025 com a Abra Group Limited (controladora indireta da Gol), perdeu sua validade. Essa decisão se deve, em parte, ao foco da Azul em seu processo de recuperação judicial, conhecido como Chapter 11.
Entendimentos das Partes e Capítulo 11
A Abra Group Limited, holding que inclui a Gol e a Avianca, justificou a interrupção das tratativas através de uma carta anexada ao fato relevante divulgado pela Azul. A empresa ressaltou a ausência de discussões significativas sobre uma possível operação de combinação de negócios nos últimos meses, devido ao processo de Chapter 11 da Azul.
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O Chapter 11 é um mecanismo de recuperação judicial nos Estados Unidos, utilizado pela Azul para reestruturar suas dívidas e ajustar sua operação. Essa medida demonstra a complexidade da situação financeira da Azul e o impacto no processo de negociação com a Gol.
Acordo de Codeshare Encerrado
Além da interrupção da fusão, foi formalmente encerrado o acordo de codeshare firmado em 2024 entre Azul e Gol. A Azul garantiu que honrará todas as passagens emitidas durante o período em que o acordo estava em vigor, enquanto a Gol reafirmou que os bilhetes já comercializados permanecem válidos.
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Reafirmações e Suspeitas de Concorrência Desleal
As companhias já haviam negado qualquer fusão em andamento em uma audiência na Câmara dos Deputados, classificando as tratativas anteriores como um cenário que não se sustenta atualmente. A situação se agrava com o debate público sobre possíveis combinações de preços entre Azul, Gol e Latam, que está sendo analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O presidente do Cade declarou recentemente que há indícios de problemas de rivalidade no setor, em um contexto de aumento da demanda por passageiros, mas com uma redução no número de voos operados.
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












