Aviões da Air France e Azul tiveram uma passagem perigosa em pista do Aeroporto de Guarulhos

O incidente ocorreu logo antes da partida dos aviões; ninguém sofreu lesões.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Um avião da Azul quase colidiu com uma aeronave da Air France na pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, instantes antes da decolagem dos dois aviões, na noite da última quarta-feira (6). Não houve vítimas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Air France informou que a tripulação do voo AF459, com destino a Paris, no aeroporto Charles de Gaulle, teve que interromper o movimento do taxiamento devido à proximidade com outra aeronave.

A colaboração entre as tripulações, o controle de tráfego aéreo e os serviços de solo do aeroporto possibilitou o afastamento da outra aeronave, permitindo que o voo AF459 retomasse o movimento e decolasse sem problemas, informou a empresa.

LEIA TAMBÉM!

A Azul declarou, em nota, que a aeronave com destino a Confins, em Minas Gerais, necessitou ser realocada na pista e, posteriormente, recebeu reabastecimento antes da decolagem.

Não ocorreram danos ou falhas no equipamento durante as manobras. O voo decolou normalmente e com total segurança para o destino, informou a companhia aérea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O incidente foi registrado em uma transmissão ao vivo realizada pelo canal do Youtube “SBGR LIVE”. Na gravação, é possível ouvir (a partir de 09:01:53) a solicitação para que a aeronave da Air France parasse: “Air France, stop”.

Em seguida, a torre de controle questionou o piloto da Azul se o avião da Air France teria condições de ultrapassar a aeronave de maneira segura. O piloto respondeu negativamente, declarando: “A asa está aqui em cima da cabine”.

Em seguida, o controlador de tráfego informa que seria necessário um veículo do aeroporto ir ao local para verificar as condições das aeronaves.

A NAV Brasil, responsável pelo controle de tráfego aéreo no aeroporto, declarou que a aeronave da Azul, ao se deslocar em direção à pista, comunicou à torre de controle devido à proximidade excessiva com o avião da Air France.

Após o trabalho das equipes terrestres no aeroporto, a tripulação da aeronave da Azul solicitou o retorno do avião ao estacionamento para abastecer. O aparelho foi rebocado e direcionado ao pátio do local.

A NAV informou que, após o fato, a aeronave da Air France não necessitou de retorno e decolou. Destaca-se que a ocorrência ocorreu durante o taxi das aeronaves, em velocidades muito baixas, e que ela não impactou as operações no aeroporto, que permaneceram normais.

Sob a supervisão de Carolina Figueiredo.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile