Avanço do café previsto após anúncio de tarifas de 50% dos EUA ao Brasil

A taxação de 50% sobre a mercadoria brasileira causa uma restrição maior na oferta nos Estados Unidos e eleva os preços em Nova York.

10/07/2025 10:07

1 min de leitura

Avanço do café previsto após anúncio de tarifas de 50% dos EUA ao Brasil
(Imagem de reprodução da internet).

Os contratos futuros de café eram negociados em alta nas primeiras horas desta quinta-feira (10), um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar tarifas de 50% para o Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 10h (horário de Brasília), o café arábica negociado em Nova York com vencimento em setembro de 2025 avançava 1,28%. Anteriormente, o mesmo contrato de ponta curta registrou um aumento de mais de 3,5%.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Com a taxação de 50% sobre a commodity brasileira que entra em solo americano, a oferta do produto deve ficar restrita no mercado internacional, o que justifica a alta dos preços nos contratos futuros.

Leia também:

Acompanhando o preço dos contratos futuros de café, o dólar iniciou o pregão com alta superior a 2% na quinta-feira (10).

Tarifaço

Donald Trump anunciou na quarta-feira (9) que o Brasil enfrentaria tarifas de 50% sobre produtos exportados para os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O republicano divulgou a notícia em carta direcionada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua rede social, Truth Social. No documento, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que alega ser injusta com o país, a postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente americano afirma que a alíquota de 50% “é muito menor do que a necessária para se obter condições de concorrência equitativas com o seu país”.

Além do café, o Brasil também exporta para os EUA em movimentações significativas para a balança comercial produtos como petróleo, semiacabados de ferro e aço, aeronaves, sucos de frutas, carne bovina, celulose e ferro fundido.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.