Autoridades federais confirmaram ocorrência de doença transmitida por aviões em aves criadas para consumo

Confirmou-se o incidente em Campinápolis (MT); não há efeito nas exportações.

08/06/2025 20:31

1 min de leitura

Venda frangos no Paranoá (região administrativa do DF). O Minist...

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou, neste domingo (8.jun.2025), a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação de aves domésticas de subsistência em Campinópolis (MT). Trata-se do 4º foco da doença registrado no país em criações não comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade e coletou amostras que apresentaram resultado positivo para a gripe aviária. Iniciaram-se, nesta segunda-feira (8.jun), ações de erradicação e vigilância sanitária em um raio de 10 km do local afetado. A informação indica que não existem estabelecimentos comerciais de aves na área monitorada.

Formulário de cadastro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ocorrência em aves não afeta o comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, que seguem seguros para consumo e exportação, conforme o ministério.

O caso também não interfere no período de quarentena sanitária de 28 dias em Montenegro (RS), onde foi detectado um foco anterior da doença em uma matriz.

Leia também:

Exportações

As exportações de frango do Brasil apresentaram queda de 12,9% em maio, em comparação com o mesmo mês de 2024, após a confirmação do primeiro foco da doença em uma granja comercial em Montenegro (RS). Foram enviadas ao exterior 393,4 mil toneladas. Os dados foram divulgados na quinta-feira (5.jun.2025) pela Secretaria de Comércio Exterior do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.