Autoridades federais confirmaram ocorrência de doença transmitida por aviões em aves criadas para consumo

Confirmou-se o incidente em Campinápolis (MT); não há efeito nas exportações.

08/06/2025 20:31

1 min de leitura

Venda frangos no Paranoá (região administrativa do DF). O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que o risco de infecção humana por gripe aviária é considerado baixo, geralmente restrito a pessoas com contato direto com aves contaminadas (vivas ou mortas). O órgão confirmou o 1º foco do vírus da influenza aviária em aves de criação comercial no Brasil. Segundo o ministério, os produtos inspecionados no local permanecem seguros para consumo. | Sérgio Lima/poder360 - 19.mai.2025
Venda frangos no Paranoá (região administrativa do DF). O Minist...

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou, neste domingo (8.jun.2025), a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação de aves domésticas de subsistência em Campinópolis (MT). Trata-se do 4º foco da doença registrado no país em criações não comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade e coletou amostras que apresentaram resultado positivo para a gripe aviária. Iniciaram-se, nesta segunda-feira (8.jun), ações de erradicação e vigilância sanitária em um raio de 10 km do local afetado. A informação indica que não existem estabelecimentos comerciais de aves na área monitorada.

Formulário de cadastro

Leia também:

A ocorrência em aves não afeta o comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, que seguem seguros para consumo e exportação, conforme o ministério.

O caso também não interfere no período de quarentena sanitária de 28 dias em Montenegro (RS), onde foi detectado um foco anterior da doença em uma matriz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exportações

As exportações de frango do Brasil apresentaram queda de 12,9% em maio, em comparação com o mesmo mês de 2024, após a confirmação do primeiro foco da doença em uma granja comercial em Montenegro (RS). Foram enviadas ao exterior 393,4 mil toneladas. Os dados foram divulgados na quinta-feira (5.jun.2025) pela Secretaria de Comércio Exterior do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.