Autoescolas denunciam a “uberização” da Carteira Nacional de Habilitação e alertam para o risco de fraudes
Governo argumenta que aplicativos facilitam o contato entre estudantes e professores.
Ygor Valença, presidente da Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas), afirma que a modalidade não é incompatível com a ampliação do acesso à CNH, mas ressalta que isso não pode ocorrer em detrimento da qualidade. Segundo ele, a formação nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) vai além da prática de direção, incluindo conteúdos como legislação, direção defensiva e primeiros socorros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sugestão do Ministério dos Transportes possibilita que estudantes realizem o exame para a CNH sem a necessidade de aulas, e que aplicativos de mobilidade possam facilitar o contato entre alunos e instrutores, sem a necessidade de alterações legais complementares.
A pasta garante que todo o processo continuará sob a supervisão da Senatran e dos Detrans, e que o modelo visa equilibrar a liberdade de escolha, a supervisão e a segurança. Contudo, as autoescolas expressam dúvidas sobre essa proposta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se é necessário aprimorar a fiscalização atualmente praticada em relação aos CFCs, imagina essa eficiência em relação a milhares de instrutores autônomos? Certamente se tornará um desafio gigantesco para o Detran que não investir em infraestrutura e abrirá portas para fraudes e para que pessoas despreparadas obtenham a CNH, colocando a vida de todos em risco, aponta Valença.
Fonte por: CNN Brasil
Leia também:
Nissan Kait: Novo SUV Brasileiro será lançado para substituir o Kicks Play com grandes expectativas
Descontos em picapes em outubro podem ultrapassar R$ 50 mil! Confira as ofertas!
Ferrari patenteia tecnologia que freia automaticamente para evitar raspagens na frente do carro
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












