Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Livres
  3. Aumento no número de parlamentares pode comprometer a representatividade, a democracia e impactar negativamente o orçamento do cidadão

Aumento no número de parlamentares pode comprometer a representatividade, a democracia e impactar negativamente o orçamento do cidadão

A proposta descarta a proporcionalidade populacional, estabelece 18 novas cadeiras na Câmara e gera um custo anual de R$ 64 milhões sem assegurar benefícios para a representatividade democrática.

Por: Ricardo Tavares

17/06/2025 18:05

3 min de leitura

DF - CONGRESSO/SUCESSÃO/VOTAÇÃO/PREPARATIVOS - INTERNACIONAL - V...
▼

O Congresso Nacional está prestes a cometer um erro institucional e fiscal. O Projeto de Lei Complementar 177/2023, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), propõe aumentar de 513 para 531 o número de deputados federais a partir de 2026, uma expansão que, longe de sanar distorções históricas, as intensifica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Nota Técnica da Livres contesta a proposta, que descarta a regra constitucional de proporcionalidade entre população e representação política, impondo um custo adicional de R$ 64,6 milhões por ano ao erário público. Em vez de ajustar o número de assentos por estado de acordo com as variações populacionais apontadas pelo Censo de 2022, conforme determina o Supremo Tribunal Federal, com base na previsão constitucional, o projeto apenas adiciona novas vagas, sem diminuir as cadeiras de estados que perderam população.

Voto tendencioso, desvio da democracia

Se a distribuição de assentos pelos estados fosse de acordo com a população, São Paulo teria atualmente 111 deputados, e não os 70 atuais. Já Roraima, que possui menos habitantes, deveria ter apenas 2 deputados, em vez dos 8 atuais. O resultado seria um voto em Roraima ter quase 8 vezes mais peso que o voto de um eleitor paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa distorção é herança da ditadura militar, quando se estabeleceu um piso de 8 e um teto de 70 deputados por estado, independentemente do tamanho real das populações representadas. Em vez de combater essa distorção, o projeto em tramitação apenas agrava o problema, elevando o número de deputados em estados que tiveram crescimento populacional, sem diminuir o número em estados que viram sua população encolher.

Se aprovado, o projeto distancia ainda mais os eleitores de seus representantes e incentiva práticas políticas ineficientes. Na prática, a distorção da representatividade reduz a legitimidade das políticas públicas aprovadas pelo Congresso.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

O Programa de Parcerias de Eficiência Social propõe uma inovação liberal que impacta a educação e a saúde no Brasil

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Os avanços e as limitações no desafio da governança nas empresas estatais

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Vasco e Corinthians: Datas e Horários da Grande Final da Competição Nacional Revelados!

Aumento de assentos, maior despesa pública.

O incremento de 18 deputados acarreta um aumento nas despesas contínuas, abrangendo salários, auxílios, viagens e a totalidade da estrutura administrativa relacionada.

Em um cenário de crise fiscal, o Congresso decide ampliar os gastos com suas próprias operações em vez de se adequar à situação econômica. o impacto financeiro desvia recursos que poderiam ser investidos em fiscalização, modernização legislativa ou políticas públicas nas áreas mais carentes. Com o déficit, o aumento dos gastos públicos intensifica a pressão inflacionária, o que, por sua vez, reduz o poder de compra da população mais vulnerável.

Um caso preocupante.

A proposta institui um cenário alarmante: em cada novo Censo, o Congresso poderá evitar o desgaste político de diminuir assentos nos estados em declínio populacional e, em vez disso, expandir indefinidamente o tamanho do Legislativo.

A nota elaborada pelos especialistas Rafael Moredo, Matheus Rocha e Manuela Torres aborda, sobretudo, a legitimidade do sistema representativo. Um Parlamento mais dispendioso e menos proporcional representa um Parlamento mais distante da democracia desejada. A Nota Técnica completa está disponível no site do Livres.

Esta publicação é uma parceria da Jovem Pan com o Livres. O Livres é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne ativistas e acadêmicos liberais comprometidos com políticas públicas pela ampliação da liberdade de escolha.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
distorção da democraciaorçamento do cidadãoproporcionalidade populacionalrepresentatividade democráticasistema representativo
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Política

Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Ferrari interrompe desenvolvimento do carro de 2025, afirma Leclerc: "Decisão óbvia"

18/12/2025 23:17 | 1 min de leitura

● Carolina Chamberlain celebra o nascimento de sua primeira filha, Estella, em momento emocionante!

18/12/2025 23:29 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!